Manaíra realiza a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social

Nesta quarta-feira, 25 de junho, Manaíra promoveu a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, uma iniciativa da Conselho Municipal de Assistência Social juntamente com a Secretaria de Assistência Social do município. O evento reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade manairense, como o poder legislativo e executivo, associações, comunidade quilombola, sindicatos, fundações e servidores públicos de todos os setores e sociedade civil.

A conferência contou com a presença do prefeito Dr. Messias Simão, da vice-prefeita Ramayara Pereira, a presidente do CMAS, Maria Beserra, dos vereadores Edna de Gonzaga, Alfa Rutão e Aninha de Biral, além dos secretários municipais de Viviane Morais, Zilvanete Bezerra, Ivan Lima, Lula Diniz e Damião Simão. Ainda na abertura do evento, houve uma belíssima apresentação da turma de Balé do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Em sua fala, o prefeito Messias Simão destacou que a Conferência foi  momento importante em que a população teve uma voz ativa para discutir, sugerir e ajudar a melhorar as políticas públicas voltadas para quem mais precisa. ” A conferência é um espaço democrático, aberto, participativo, onde usuários dos serviços sociais, trabalhadores da área, representantes da sociedade civil e do governo se reúnem para debater e construir soluções conjuntas” disse o prefeito.

Ainda segundo Messias Simão. é nesse espaço que nascem ideias e propostas para que possam reformar a vida de muita gente e,  principalmente, reafirmar o compromisso de Manaíra com a justiça social, com a dignidade humana e com a proteção dos mais vulneráveis. Contamos com a sua presença. Um forte abraço a todos e que Deus abençoe o nosso povo.

O momento foi conduzido pela advogada e assessora de gestão do SUAS no município, Edjane Araújo, que orientou os grupos para debates e reflexões sobre os principais desafios e avanços do Sistema Único de Assistência Social.

Durante a conferência, foram elaboradas de forma coletiva diversas propostas dentro dos eixos temáticos definidos, que foram posteriormente apresentadas e aprovadas em plenária final. Essas propostas têm como objetivo a construção de políticas públicas mais justas e eficazes, que assegurem direitos, ampliem o acesso aos serviços e promovam mais dignidade para quem mais precisa.

O debate agora segue em frente, com a Conferência Estadual, prevista para outubro, onde as propostas locais poderão ganhar ainda mais força. Posteriormente, o processo culminará na Conferência Nacional de Assistência Social, fortalecendo a participação popular e o compromisso com uma gestão mais inclusiva e cidadã.