Entre os dias 1º de janeiro e 30 de abril de 2026, 26 pessoas foram presas por furto de energia na Paraíba. Desse total, 17 prisões ocorreram na Grande João Pessoa, 6 no Sertão e 3 na região da Borborema. No mesmo período, a Energisa Paraíba realizou quase 28 mil inspeções, que resultaram na identificação de 4.781 irregularidades e na recuperação de 4,7 GWh de energia.
A energia recuperada seria suficiente para abastecer, em média, 2.798 unidades residenciais durante um ano. O furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, é considerado crime, conforme o artigo 155 do Código Penal, com penas que variam de um a quatro anos de prisão, além de multa.
Miranildo Gomes, coordenador de combate a perdas da Energisa Paraíba, ressalta que a distribuidora realiza inspeções diárias com foco na segurança da população e na preservação da qualidade do fornecimento, além de utilizar recursos de tecnologia e inteligência operacional como suporte ao combate ao furto.
“Além de criminosa, o furto de energia é uma prática que pode colocar a vida dos envolvidos em risco. Muitas vezes essas intervenções são executadas por pessoas sem conhecimento técnico, o que aumenta o risco de acidentes, choques e incêndios,” explica Miranildo.
Entre os municípios com maior incidência de irregularidades nos primeiros meses de 2026, João Pessoa lidera o ranking, com 1.152 ocorrências, seguido por Santa Rita (228), Conde (185), Patos (166), São Bento (162), Coremas (133), Campina Grande (118), Cabedelo (113), Pombal (113) e Sousa (111).
Como denunciar
A Energisa fiscaliza com frequência a rede elétrica para identificar irregularidades, mas a colaboração da população também é fundamental. Ligações clandestinas e fraudes podem ser denunciadas de forma anônima pelo telefone 0800 083 0196, pelo WhatsApp (83) 9135-5540 ou pelo aplicativo Energisa On.


