A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (5), uma operação na cidade de Borborema, no Brejo da Paraíba, para investigar um suspeito de guardar imagens e vídeos com cenas de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.
Durante a ação, os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do investigado, autorizado pela Justiça Federal da Paraíba. Também foi determinada a quebra do sigilo de dados digitais do suspeito para ajudar nas investigações.
A PF também explicou que, embora a lei ainda utilize o termo “pornografia infantil”, o mais correto é tratar esses casos como crimes de abuso ou violência sexual contra crianças e adolescentes, para deixar claro a gravidade do que está por trás desse tipo de material.
A instituição reforçou um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar o que crianças e adolescentes acessam na internet. Conversar sobre os riscos, orientar sobre o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos, além de observar mudanças de comportamento, pode ajudar a identificar situações de perigo.
A recomendação é que crianças e adolescentes saibam reconhecer abordagens inadequadas no ambiente virtual e entendam que devem procurar ajuda sempre que se sentirem ameaçados.
