Em evento radiofônico realizado na tarde dessa terça-feira (30), a protetora Fabíola Rezende, ativista da causa animal na Paraíba, foi homenageada com o Troféu Destaques do Ano – 2005, durante uma transmissão especial do programa ‘A Voz da Paraíba’, da Rádio 100.5 FM Líder, com sede em Santa Rita, município da Região Metropolitana de João Pessoa.
“Vou continuar cumprindo a minha missão de forma verdadeira. Vou sempre fazer verdadeiramente como sempre fiz, sem grandes mídias, sem marketing e, principalmente, sem usufruir e explorar o sofrimento dos animais para chegar a algum lugar. Cheguei até aqui indo atrás dos animais em sofrimento, abraçando a causa de forma consistente. Sei que esse reconhecimento é resultado da ação social que abracei e faço. Desde já, agradeço a todos por esse reconhecimento. Para mim é uma honra”, agradeceu, Fabíola, ao receber o troféu.
“O programa especial ‘A Voz da Paraíba’ premiou dezesseis personalidades, pessoas do povo, que têm relevantes serviços prestados à Paraíba em diversos segmentos, no esporte, na cultura, na causa animal, enfim, em diversas áreas. E Fabiola foi escolhida por nossa equipe como destaque na causa animal em 2025”, explicou o radiojornalista Marcelo José, que comanda ‘A Voz da Paraíba’ ao lado dos também jornalistas e radialistas Carlos Magno e Ivandro Oliveira.
Além de Fabíola Rezende, o Troféu Destaques do Ano premiou outras quinze personalidades: o médico cardiologista Valério Vasconcelos, que também é escritor, poeta, romancista, cronista, contista, palestrante, triatleta e orientador de mestrado e doutorado; o músico e cantor Roberto Dias, fundador da Banda Tuareg’s; o advogado Gilvan Freire; que foi vereador em Patos, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) – quando chegou a assumir o governo do estado –, deputado federal e disputou a eleição para governador da Paraíba.
Igualmente receberam o troféu o coronel-PM Francisco de Assis, presidente do Clube dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba; a empresária e empreendedora Rachel Maroja; a vereadora Jailma Carvalho (PSB), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP); o secretário executivo do Turismo da Paraíba, Rinaldo Maranhão; o empresário Alek Maracajá, fundador e diretor da AtivaWeb, especializada em inteligência estratégica e de inovação em tecnologia e análise de dados; o jornalista esportivo Pessoa Júnior, diretor da JPA Comunicação, que tem passagens pelos jornais O Norte, O Momento e Correio da Paraíba, além de ter trabalhado nas rádios Arapuan, CBN, Correio da Paraíba e Tabajara. Atualmente é editor de Esportes de O Norte Online e editor-geral do site boomnamidia.com.br.
Ainda foram homenageados o narrador esportivo Eudes Toscano, que atuou em copa do mundo e marcou sua carreira ao narrar o milésimo gol de Pelé; o também narrador esportivo Osmar Queiroz; a promotora de vendas Angeline Santos, que ganhou notoriedade ao integrar um movimento iniciado na cidade de Bayeux em favor dos aprovados em concurso público; a conselheira tutelar Irmã Josa, que se dedica a um projeto social de apoio a dependentes químicos; o empresário Diego Tavares, secretário de Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP); e o ex-deputado federal Major Fábio (Partido Novo).
Em defesa dos animais
Fabíola Meira Rezende do Carmo é natural do município de Itabaiana, cidade conhecida como a “Rainha do Vale” e considerada um importante centro urbano da Região do Vale do Paraíba, distante a oitenta quilômetros da capital paraibana.
Nascida em uma terra onde frutificaram personagens notáveis para a história da Paraíba e do Brasil, a exemplo do músico e instrumentista Sivuca; do cineasta e documentarista Wladimir de Carvalho; do artista plástico Otto Cavalcanti; do poeta Jessier Quirino; do jornalista, advogado, político e ministro Abelardo Jurema; do artista e humorista Severino Rangel de Carvalho, o Ratinho, da dupla Jararaca & Ratinho; e de Pedro Inácio de Araújo, o Pedro Fazendeiro, um sapateiro, camponês e sindicalista considerado o primeiro preso político desaparecido após o golpe militar de 1964, Fabíola há mais de 40 anos fixou residência e vive na cidade de João Pessoa.
Filha do casal Williams Pires Meira, já falecido, e Maria do Carmo Meira, Fabíola é casada com o jornalista Jorge Rezende e tem cinco irmãos – Elifas, Willians, José Levi, Elifânia e Elifábio – e três filhos: Rebecca Lannay, Raíssa Lannay e Jorge Antônio. Protetora e ativista da causa animal, atualmente responde pela Gerência Operacional das Políticas da Causa Animal, da Secretaria de Estado da Saúde do governo paraibano.
Em sua luta contra os maus tratos aos animais, ela é fundadora e presidente da ong Ajude Anjos de Rua, criada em novembro de 2015, atuando prioritariamente na Região Metropolitana de João Pessoa, mas com ações pontuais em diversos outros municípios do interior paraibano.
Missionária evangélica, é considerada a primeira parlamentar paraibana eleita quase que exclusivamente com os votos da causa animal. Suplente na atual legislatura, Fabíola cumpriu um ano de mandato como vereadora na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), no período de abril de 2022 a abril de 2023.
Já concorreu a cargos eletivos em cinco eleições, sempre tendo como principal bandeira a causa animal. Disputou uma vaga de vereadora nos pleitos de 2016, 2020 e 2024. Em 2018 foi candidata a deputada estadual e em 2022 disputou uma cadeira de deputada federal.
Na área da comunicação, foi atendente comercial nos jornais Correio da Paraíba e O Norte, além da revista Resumo, de Mozart Montenegro. Na revista A Semana, de Neno Rabello, ocupou o cargo de gerente do Setor Administrativo e Financeiro, onde também atuou no segmento de Publicidade e Propaganda.
No setor de serviços e comércio na cidade de João Pessoa, foi gerente de uma casa de vidros e gerenciou uma empresa de refrigeração. Também foi funcionária da Energisa Paraíba (antiga Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba – Saelpa), a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no estado da Paraíba.
Mais homenagem
No início deste mês de dezembro, a protetora Fabíola Rezende também foi homenageada pela Câmara Municipal de Cuité (CMC). Ela foi agraciada com o Título de Cidadã Cuiteense, “pelos relevantes serviços prestados ao município” no que se refere às ações de defesa e promoção ao bem-estar dos animais. O Decreto Legislativo 11, que concedeu a honraria a Fabíola e que foi aprovado por unanimidade no último dia 7 de dezembro, foi uma propositura do vereador Ivan Martins de Souto Filho (Ivanzinho de Joventino), do PDT.
Fonte: Espaço-PB com Assessoria – Foto: Rebecca Rezende –
