O Incra na Paraíba (Incra/PB) encerrou, nesta semana, os Mutirões de Documentação de 2025 com um total de 15.702 atendimentos realizados em 33 municípios paraibanos ao longo de 11 rodadas. Somente na última etapa, foram contabilizados 1.550 atendimentos nos municípios de Santa Inês, no dia 15 de dezembro, São José de Caiana, em 16 de dezembro, e Serra Grande, em 17 de dezembro.
Os Mutirões de Documentação integram o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e executado pelo Incra/PB, em parceria com o Governo da Paraíba, prefeituras municipais e diversas instituições estaduais e federais.
Durante as ações realizadas ao longo de 2025, foram ofertados serviços como emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), inscrição e atualização de CPF, regularização do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e orientações sobre o Imposto Territorial Rural (ITR). A população também teve acesso a atendimentos previdenciários e de crédito rural, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Banco do Nordeste.
A programação dos mutirões incluiu ainda palestras e orientações sobre direitos humanos, ações de enfrentamento à violência de gênero e serviços das secretarias municipais de Saúde, Ação Social, Agricultura e Educação, como vacinação, aferição de pressão arterial e atualização do CadÚnico.
Segundo o superintendente regional do Incra/PB, Antônio Barbosa Filho, os mutirões consolidam uma atuação integrada entre diferentes instituições.
“A iniciativa mostra a importância do trabalho conjunto entre Incra, MDA, Governo do Estado, prefeituras e demais parceiros para garantir acesso à documentação e a serviços essenciais à população rural”, afirmou o superintendente.
