A campanha Novembro Azul está relacionada à saúde do homem, com foco principal na prevenção ao câncer de próstata. Contudo, o bem estar masculino requer uma série de outros cuidados como a higiene básica e a realização de exames preventivos para se evitar doenças como o câncer do pênis e tumores no aparelho urinário. O alerta é do médico urologista Felipe Ramalho, que atende pacientes da Funasa Saúde, operadora de planos de saúde com 31 anos de história.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontam que o câncer de próstata é o tipo de neoplasia que mais mata homens na Paraíba. Foram 283 óbitos registrados este ano até o mês de outubro. No ano passado, foram 366 mortes. Já os casos de câncer de pênis no Brasil são mais comuns nos estados da Paraíba e Pernambuco. Este ano a doença resultou em oito óbitos na Paraíba, enquanto em 2024, foram 19 mortes.
Um cuidado básico e fundamental que todo homem precisa ter é com a higiene peniana. A sujeira é o caminho mais comum para contrair o câncer de pênis. As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) também podem resultar na doença. O tratamento requer quase sempre a realização da chamada penectomia, que é a retirada de todo ou de parte do órgão masculino.
O urologista Felipe Ramalho aponta que “o câncer de pênis é causado principalmente pela sujeira, doenças sexualmente transmissíveis ou algumas lesões ou feridas não tratadas que podem gerar um tumor na região do pênis”. A fimose, que pode ser descoberta e tratada ainda na infância, também requer cuidados.
Felipe Ramalho relata que os sintomas do câncer de pênis costumam ser “feridas, manchas ou alguma lesão que não desaparecem com o tempo”. Ele acrescenta que o câncer de pênis é mais comum no Brasil, principalmente em pessoas que não realizam a higiene correta. Infelizmente, a sujeira está muito associada muito ao aparecimento dessa doença”.
Câncer de próstata
A prevenção ao câncer de próstata é necessária. “A campanha do Novembro Azul é importante porque conscientiza o homem a realizar o autocuidado. Ela é focada mais no câncer de próstata, mas a gente fala na saúde do homem em geral”, ressalta Felipe Ramalho. Ele lembra que o câncer de próstata é o tipo mais comum no homem, só ficando atrás do número de casos de câncer de pele: “Um a cada oito homens podem apresentar o câncer de próstata. Por isso é importante fazer o exame e a detecção precoce”.
Felipe Ramalho explica que o exame de detecção deve ser feito por todos os homens acima de 50 anos. “Se tiver algum fator de risco, como, por exemplo, um parente de primeiro grau, como pai, avô ou irmão com câncer de próstata, pacientes com muitas mutações genéticas ou paciente de raça negra, esses devem fazer a partir dos 45 anos”, aponta o médico.
O urologista ressalta que os exames de detecção do câncer de próstata são de toque retal e o PSA. “São exames simples, fáceis e acessíveis. O toque retal é um exame feito no consultório que dura de cinco a 10 segundos, que traz muitas informações. E o PSA é o exame de sangue que ele pode, quando ele está alterado, existe uma chance importante do paciente vir a ter algum câncer na próstata”, aponta.
Saúde do aparelho urinário
Os homens precisam ter atenção com a saúde do aparelho urinário. Os órgãos que o integram costumam mandar sinais quando algo não vai bem. A mudança de coloração da urina, ela ficar mais presa ou o jato diminuir o volume, por exemplo, são alguns deles, aponta o urologista Felipe Ramalho. O surgimento de sangramento é também motivo de atenção.
Felipe Ramalho indica que “o homem, além de fazer o exame da próstata a partir dos 50 anos, deve realizar alguma ultrassom, algum exame de imagem, tanto dos rins, quanto de todo o aparelho urinário”. Uma dica para manter o sistema urinário saudável é beber bastante água. “Quando você bebe muita água, o rim, que tem a função de filtrar a urina, acaba produzindo uma quantidade de urina maior, não se acumulando substâncias deletérias, substâncias maléficas para o corpo”, completa.
Sobre a Funasa Saúde
A Funasa Saúde é uma associação genuinamente paraibana que opera planos de saúde. Todas as informações sobre o processo de adesão à Funasa Saúde estão disponíveis no perfil no Instagram da Funasa Saúde (@funasasaude) ou através do telefone 3244-4220.
