João Pessoa ganha primeira Cuidoteca: espaço noturno de acolhimento e cuidado para crianças

João Pessoa vai ganhar a sua primeira Cuidoteca, um equipamento inovador da política de assistência social voltado para o acolhimento e cuidado de crianças com e sem deficiência, com idades entre 3 e 12 anos, no período noturno. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5), em Brasília, pelo Secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Diego Tavares, durante encontro com o secretário Nacional da Assistência Social, André Quintão.

João Pessoa e outras 8 capitais tiveram seus projetos selecionados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e receberão R$ 400 mil por ano para implantar as Cuidotecas. Esses equipamentos representam um importante avanço na consolidação da rede municipal de proteção social.

O novo equipamento vai funcionar no bairro Gervásio Maia, com o objetivo de apoiar mães solos, famílias e responsáveis que precisam estudar, se qualificar ou trabalhar à noite.

Segundo o secretário de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa, Diego Tavares, a unidade trará um grande benefício para os alunos da Escola de Jovens e Adultos (EJA) da localidade, permitindo que possam frequentar as aulas com tranquilidade, sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro e acolhedor.

“Essa é mais uma iniciativa que reforça o compromisso da gestão do prefeito Cícero Lucena com a ampliação da rede municipal de proteção social e com o fortalecimento das políticas públicas de assistência em João Pessoa”, destacou Diego Tavares.

A Cuidoteca oferecerá atividades lúdicas e recreativas, como brincadeiras, contação de histórias, leitura, jogos e oficinas de arte, além de atividades de cuidado, como troca de roupas, higiene, alimentação e descanso. O espaço foi pensado para garantir um atendimento humanizado, inclusivo e seguro às crianças, contribuindo para o bem-estar das famílias e a igualdade de oportunidades.

Durante o anúncio, o secretário Diego Tavares e a secretária adjunta da Sedhuc, Benicleide Silvestre, também celebraram a conquista de uma van dentro do programa MobSuas, que fortalecerá a mobilidade e a estrutura da rede socioassistencial da capital.

A primeira Cuidoteca do Brasil foi inaugurada em 2024, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), como projeto-piloto do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Agora, João Pessoa se destaca como referência regional na implantação do modelo, reafirmando seu papel de cidade inovadora e comprometida com o cuidado e a inclusão social.