A importância do networking nos negócios

A taxa de empreendedorismo no Brasil atingiu o maior patamar dos últimos quatro anos, saltando de 31,6% para 33,4% em 2024. É o que aponta a edição do Monitor Global de Empreendedorismo, maior pesquisa de empreendedorismo do mundo, feita, no Brasil, pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo.

Mas no mundo dos negócios, muito se fala sobre a importância da inovação e resiliência, mas uma estratégia que precisa ser destacada é o networking.

Ao empreender, as conexões são importantes e podem definer o crescimento de um empreendimento. Segundo a Harvard Business Review, 95% dos líderes empresariais destacam que o networking é essencial para o crescimento profissional, gerando oportunidades e uma rede de contatos sólida.

“Mais que trocar cartões de visita, trata-se da arte de construir e cultivar relações profissionais genuínas. Com o networking, não ocorre somente a conexão, mas também a colaboração e o crescimento conjunto de uma rede. E é isso que estimulamos no BNI. Ninguém cresce sozinho e, aqui, os empreendedores aprendem isso na prática”, destaca Adelaide Maia Conduta, diretora executiva do BNI na Paraíba, organização profissional que ajuda empresas de todos os portes a expandirem seus negócios por meio de recomendações mútuas.

Dentre as vantagens, essa estratégia gera aprendizado contínuo, em que conversas com outros empreendedores e especialistas ajudam a evitar erros comuns, identificar tendências e antecipar desafios; acesso a oportunidades, onde, por meio de parcerias, há a ampliação no alcance de mercado e no compartilhamento de recursos; e visibilidade, já que o empreendedor ganha reconhecimento no nicho e isso fortalece tanto a marca da empresa quanto a autoridade de quem está na liderança.

No primeiro semestre de 2025, 33,6 mil novos pequenos negócios foram abertos na Paraíba e o BNI, presente no estado ao longo desse semestre, mostra, na prática, como o networking pode gerar impacto direto nos negócios.

O contador Jotan Martins, faz parte da equipe Cactos, um dos grupos do BNI no estado, e destaca a importância do networking para o seu negócio. “O BNI, além de um facilitador, tem sido uma escola pra mim como gestor. Nas reuniões, e através dos relacionamentos e parcerias gerados, consigo expandir e escalar meu negócio enquanto ajudo mais pessoas. O networking bem feito é um potencializador de negócios”, afirma Jotan.

O diferencial da organização está em suas reuniões semanais, com a filosofia “Givers Gain” (dar para receber): quanto mais você compartilha e ajuda, mais você ganha em retorno (confiança, conexões, oportunidades e resultados). A ideia fortalece a contribuição mútua, criando um ciclo virtuoso.

Em um cenário empresarial cada vez mais competitivo, o networking é um requisito essencial para quem deseja crescer de forma sustentável. Assim, investir em relacionamento é uma maneira de construir um ecossistema de apoio mútuo onde todos prosperam juntos.