Dia do Cliente reforça a importância da fidelização como estratégia para o crescimento empresarial

Especialista da FPB alerta que a comemoração evidencia a necessidade de investir em relacionamento, atendimento de qualidade e experiências positivas para fortalecer as marcas

Celebrado em 15 de setembro, o Dia do Cliente destaca um dos pilares mais relevantes para o sucesso das empresas: a fidelização. Mais do que garantir retorno contínuo e impulsionar vendas, consumidores fiéis tornam-se agentes de divulgação espontânea, fortalecendo a reputação da marca e ampliando sua presença no mercado.

Nesse contexto, investir em relacionamento e atendimento de qualidade se torna essencial. Falhas como preços abusivos ou prazos não cumpridos comprometem a credibilidade e favorecem a concorrência, enquanto o cuidado com cada etapa da experiência do cliente contribui para construir confiança e vínculos duradouros.

De acordo com o professor Beto Pessoa, dos cursos de Marketing e Comunicação da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, a fidelização só se consolida quando o cliente é colocado no centro das estratégias empresariais. Para ele, “mais do que vender, fidelizar é transformar o cliente em parceiro da marca, consolidando vínculos que sustentam os negócios no longo prazo”.

O docente destaca ainda que o processo não deve se encerrar com a venda. O pós-venda, muitas vezes negligenciado, é decisivo para mostrar cuidado, fortalecer relações e transformar a satisfação em lealdade. Além disso, compreender o perfil de consumo, atender necessidades específicas e manter coerência entre discurso e prática são medidas fundamentais para garantir experiências positivas em todos os pontos de contato.

Ao reforçar essas práticas, o Dia do Cliente não apenas celebra os consumidores, mas também evidencia a relevância de estratégias que ampliam a competitividade, fortalecem a marca e sustentam o crescimento empresarial.

Sobre a FPB

Há 20 anos no mercado educacional da Paraíba, a FPB se consolida como referência em inovação, sendo a única faculdade privada do Estado a integrar o Ecossistema Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de qualidade em educação do Brasil. Com seu pioneirismo, foi a primeira a implantar os cursos de graduação em Gastronomia na região, além de manter o curso de Nutrição mais antigo da rede particular ainda em funcionamento na Paraíba. Já formou mais de 8 mil profissionais e oferece hoje mais de 30 cursos de graduação e 100 de pós-graduação, nas modalidades presencial e digital. Pelo Enade 2023, a FPB foi reconhecida como a melhor faculdade privada de Administração em João Pessoa e oferece o melhor curso de Direito entre as instituições privadas de todo o Estado. Também se destaca por sua infraestrutura de excelência, que inclui o maior e mais completo complexo gastronômico educacional do Estado, mais de 30 laboratórios modernos na área da Saúde, Clínica de Psicologia com atendimento gratuito à comunidade, além de espaços de prática profissional como a Agência Júnior, o Núcleo de Apoio Contábil (NAF), Complexo de Comunicação e Escritório Modelo de Arquitetura. Para saber mais, acesse www.fpb.edu.br.

Sobre a Ânima Educação  

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade para o país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 381 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 500 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali, Community Creators Academy, e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas no mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.