MPT faz homenagem à Elba Ramalho e Ton Oliveira no São João de Campina Grande

25/06/2025 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT) prestou homenagem à cantora Elba Ramalho e ao cantor Ton Oliveira, pelo apoio a campanhas de prevenção e combate à exploração do trabalho infantil. Os artistas paraibanos receberam o “Troféu Chega de Trabalho Infantil”, criado especialmente para homenagear personalidades, neste ano em que o MPT comemora 40 anos de atuação na Paraíba, promovendo direitos e Justiça Social. Elba também recebeu do MPT o “Troféu Mulheres Que Inspiram” 2025, em reconhecimento à sua trajetória como uma mulher que inspira na arte e na vida. Ton Oliveira é compositor da música “Paraíba Joia Rara”, considerada um verdadeiro ‘hino’ do Estado.

 

Os troféus foram entregues na Vila Sítio São João, em Campina Grande, durante os festejos na terra do ‘Maior São João do Mundo’, onde acontece a 10ª edição da tradicional Campanha de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil no período junino.

 

“No mês em que completa 40 anos de atuação na Paraíba, o Ministério Público do Trabalho homenageou dois grandes artistas: Elba Ramalho e Ton Oliveira. Eles receberam o ‘Troféu Chega de Trabalho Infantil,’ em reconhecimento pelo apoio a campanhas de prevenção ao trabalho de crianças e adolescentes. Na ocasião, também foi entregue à Elba o ‘Troféu Mulheres que Inspiram’, em homenagem à mulher forte, que desde cedo saiu em busca dos seus sonhos e hoje eleva nosso Estado, valorizando nossas raízes e cultura. Que o combate à exploração do trabalho infantil seja uma tarefa de todos, Estado, sociedade e entidades privadas. Pois, criança que trabalha é o futuro que se perde”, ressaltou a vice-procuradora-chefe do MPT-PB, Dannielle Lucena que, na ocasião, representou o procurador-chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley.

“Elba: a humanidade precisa despertar para o amor”

“O medo é inimigo. Então, tem que passar por clima dele. Está passando um filme aqui na minha cabeça, do início da minha história, dos meus primeiros passos no teatro e na música, sem saber o que poderia acontecer e Deus pela sua generosidade e grandeza, me deu tantas coisas boas, inclusive uma mente desperta para o amor. Acredito que se a humanidade despertar para o amor, vai respeitar, vai perdoar e nada de ruim vai acontecer. Não vai ter minorias e nem separação. Vai ter somente unidade. Obrigada pela homenagem!”, ressaltou Elba Ramalho, ao receber a homenagem. A artista paraibana tem 45 anos de carreira.

“Obrigada a todos do MPT e parabéns por mais uma campanha e por essa iniciativa. Vamos trabalhar para que a gente combata mais e mais o trabalho infantil”, afirmou o músico Ton Oliveira, após receber a homenagem e exibir a nova camisa da campanha.

Além de Elba Ramalho e Ton Oliveira, o MPT está homenageando outros artistas paraibanos, como Juliette Freire, Amazan, Luan Estilizado, Capilé, Fabiano Guimarães, Lucas Veloso, Flávio José, Chico César e a poetisa Anne Karolynne.

 

Sobre a Campanha Chega de Trabalho Infantil

A Campanha 2025 destaca a cultura nordestina e a literatura de cordel. Traz a temática em forma de poesia, com o Cordel #ChegaDeTrabalhoInfantil, de autoria da poetisa de Campina Grande Anne Karolynne, com vídeo acessível (traduzido em Libras), que está sendo veiculado nos telões do Parque do Povo e na Vila Sítio São João, em Campina Grande, em TVs e em outras festas juninas da Paraíba. A edição deste ano conta também com uma iniciativa inédita, que é o “Cordel em Braille”, tornando a Campanha ainda mais inclusiva e acessível para a população com deficiência visual.

 

Ascom MPT-PB.