UTILIZAÇÃO DAS TDIC’S NA EDUCAÇÃO NA BAÍA TRAIÇÃO

Na atual gestão municipal, a Baía da Traição-PB trilha os caminhos da Educação informatizada. O Prefeito Serginho  Lima, juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Fátima Lima vem trabalhando em prol da informatização da Educação na Baía da Traição, disponibilizando para as escolas do município, computadores, tablets, celulares, internet, além de promover capacitação profissional para o trabalho docente com essas tecnologias.

A EMEF Manoel Ferreira Padilha, localizada na Aldeia Silva da Estrada, foi a escola pioneira, na Baía da Traição, a utilizar as TDIC’s (Tecnologias Digitais da Informática e da Comunicação) como ferramenta pedagógica. Questionado sobre a importância da utilização das TDIC’s na Educação, o Gestor Escolar, Jackson Bernardino, à frente da referida escola, relatou que as TDIC’s potencializam a aprendizagem por  proporcionar  novas condições para a aquisição de conhecimentos por meio do aperfeiçoamento e ampliação das técnicas de ensino e aprendizagem, garantindo maior êxito para o serviço de Educação prestado pelo município.

Por meio da iniciativa conjunta da Gestão municipal e da Secretaria Municipal, a unidade escolar, teve acesso aos equipamentos necessários para a “inicialização” de seus alunos na Educação Informatizada; assim, alunos do Ensino Fundamental II receberam um Curso de Informática Básica onde foram ministradas aulas de noções básicas de Word, Power Point, bem como orientações sobre navegação segura e proteção de dados pessoais. Alunos especiais também foram beneficiados pela utilização das TDIC’s na Educação, onde proporcionaram maior acessibilidade e ludicidade ao processo de ensino e aprendizagem. Elementos esses indispensáveis à modalidade de Educação Especial.

Outro ponto em que as TDIC’s atuaram em favor do processo de ensino e aprendizagem na EMEF Manoel Ferreira Padilha foi no ensino à distância, onde por conta do distanciamento social pela COVID-19 ou pelas fortes chuvas que ocasionaram falta de acesso pelas estradas da aldeia, professores tiveram dificuldades em chegar na escola e precisaram ministrar suas aulas a partir de suas casas, sem prejuízo algum ao processo educativo. “Tenho essa visão de que o aluno do século XXI, ‘Nativo Digital’, não vem para a escola interessado na aprendizagem arcaica ou tradicional, ele quer algo mais tecnológico que o seduza para a aquisição de novos conhecimentos, que dinamize o processo de ensino e amplie suas aprendizagens e  esse algo a mais ele encontra nas TIC’s, durante as aulas”, acrescenta o Gestor Escolar.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Fátima Lima, “a utilização das TDIC’s como forma de incrementar a Educação na Baía da Traição promete ser uma iniciativa positivamente impactante e duradoura uma vez que a tendência do mundo globalizado é informatizar”. Visando essa evolução, as TIC’s são a nova aposta da Gestão municipal e da Secretaria Municipal para a garantia do sucesso da Educação na Baía da Traição.

Essa semana, a secretária de educação, Fatima Lima, estará apresentando no 17º SEMINÁRIO ANUAL DA FOCO CONSULTORIA, para prefeitos e secretários municipais de educação,  o case de sucesso – experiência exitosa, na área da tecnologia,  no ensino municipal da Baia da Traição.