O governador João Azevêdo (PSB) deixou oficialmente o cargo nesta quinta-feira (2), durante cerimônia na Assembleia Legislativa da Paraíba, em frente ao Palácio da Redenção, em João Pessoa. A renúncia ocorre para que ele possa concorrer ao Senado Federal nas Eleições 2026, conforme exige a legislação eleitoral.
Com a saída, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) assumiu oficialmente o Governo da Paraíba. Ele também deve disputar o pleito deste ano, buscando a manutenção no cargo de governador.
A cerimônia de transmissão de cargo reuniu diversas autoridades, entre elas o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro.
Trajetória de João Azevêdo
Antes de chegar ao Governo do Estado, João Azevêdo ocupou diversos cargos na administração pública. Ele atuou como secretário em João Pessoa e Bayeux, além de comandar a área de infraestrutura do estado.
Em 2018, foi eleito governador da Paraíba pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), com 58,18% dos votos válidos. Posteriormente, foi reeleito em 2022, consolidando sua liderança política no estado.
Lucas Ribeiro assume o governo
Natural de Campina Grande, Lucas Ribeiro assume o comando do Executivo estadual após atuar como vice-governador no segundo mandato de Azevêdo.
Ele iniciou a carreira política como vereador de Campina Grande (2017–2020) e, posteriormente, foi secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Também integrou a chapa vencedora para a vice-prefeitura ao lado de Bruno Cunha Lima.
Lucas Ribeiro é filho da senadora Daniella Ribeiro e sobrinho do deputado federal Aguinaldo Ribeiro. Ele é formado em Direito pela Unifacisa e possui mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual da Paraíba.
Em 2022, foi eleito vice-governador ao lado de João Azevêdo, com 52,51% dos votos válidos. Agora, como governador, deve disputar a reeleição em 2026, considerando o período atual como primeiro mandato.
A renúncia de João Azevêdo marca um novo momento na política paraibana, com reconfiguração das lideranças estaduais e movimentações estratégicas para as eleições deste ano.
Foto: Francisco França/Secom-PB


