Cícero Lucena projeta entrega de mais uma escola em agosto e inspeciona pavimentação de rua no Rangel

Na Rua São Geraldo, no bairro do Rangel, a Prefeitura de João Pessoa enfrentou um verdadeiro desafio da engenharia para executar uma obra complexa de pavimentação, em piso intertravado, que será entregue esta semana aos moradores. Já no Cristo Redentor, a Escola Padre Pedro Serrão está sendo reconstruída, com novo ginásio, refeitório, salas novas e um anfiteatro para apresentações culturais. As duas obras foram inspecionadas pelo prefeito Cícero Lucena, que nesta segunda-feira (5), destacou a evolução do trabalho da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) para melhorar a qualidade de vida da população.

De acordo com o prefeito, a Rua São Geraldo, ou Rua da Mata, como a via é mais conhecida no Rangel, com mais de 900 metros – quase um quilômetro de piso intertravado – substitui o chão de terra batida, que antes causava transtornos como alagamentos, lama e poeira. Foram investidos R$ 450 mil para a execução do projeto, que completa infraestrutura na região, a exemplo de iluminação em led e ruas em calçamento, com drenagem, piso tátil e sinalização.

“Os moradores esperavam por uma solução nessa rua há 40 anos. Graças a Deus, nossa equipe desenvolveu um projeto arrojado, que se adapta as necessidades dos moradores. Aqui, carros e pedestres podem transitar com segurança e conforto”, destacou o prefeito durante inspeção a obra e contato com os moradores.

Vocação cultural escolar – Cicero Lucena esteve acompanhado dos secretários Rubens Falcão (Infraestrutura), Janildo Silva (Comunicação) e Ubaldo Pequeno (executivo de Desenvolvimento Urbano), uma comitiva que também acompanhou a evolução da obra de reconstrução da Escola Padre Pedro Serrão – unidade que tem forte vocação cultural, de onde foi revelado o grupo de teatro Kairós, que já se apresentou em diversos eventos dentro e fora de João Pessoa, além de fazer parte de um projeto audiovisual liderado pelo diretor de novelas, Jaime Monjardim.

A escola está sendo ampliada e deve ser entregue em agosto deste ano, com mais espaços, salas novas – Google e Maker, teatro, e infraestrutura completa. “Para mim, é uma escola muito especial, assim como todas, mas aqui reside uma forte semente cultural. Por isso, além da reforma, reestruturação e implantação de salas de aula, incluindo espaços dedicados a atividades específicas e um ginásio esportivo, teremos também um pequeno teatro. Este espaço visa proporcionar à escola, que valoriza a cultura, um ambiente aprimorado para o desenvolvimento e a formação de nossos jovens”, afirmou o prefeito.

Avanço na educação – A Prefeitura de João Pessoa já entregou 55 escolas com novo padrão tecnológico, com salas Google, Maker, melhorias ou construção de ginásio, infraestrutura completa de reservatórios para evitar a falta d’água, além de projeto de combate a incêndio, hidráulico e ambientes climatizados e acessibilidade. O secretário Infraestrutura, Rubens Falcão também informou que, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), a Prefeitura garantiu recursos para a construção de novas escolas e creches.

“A licitação para a construção de 16 novas unidades, incluindo 12 já em andamento e 4 novas, está em fase de conclusão. Espera-se que as obras sejam retomadas em janeiro, beneficiando a população de João Pessoa com um serviço de alta qualidade”, afirmou o secretário.

Benefício – Dentro do maior programa de pavimentação de ruas da história de João Pessoa, a Rua São Geraldo figura numa lista com mais de mil vias já entregues. A meta é deixar a cidade toda calçada, para que João Pessoa seja a primeira capital do Nordeste com essa condição. Entre os moradores, Maria do Carmo, 95 anos, disse que a obra da prefeitura acaba com uma esperando 40 anos. “Estou muito feliz, porque a gente não acreditava que essa rua teria solução. E ficou muito bonita – sinalizada e segura”, afirmou a apo