Na tarde desta quinta-feira (27), Manaíra foi o destino do Famtour da Rota Caminhos do Território Livre, uma iniciativa do SEBRAE Paraíba por meio do programa ART, em parceria com prefeituras do Sertão, incluindo a Prefeitura de Manaíra, com o objetivo é fortalecer o turismo regional e valorizar a história do nosso território.
A viagem proporcionou aos representantes de agências de viagens e jornalistas conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, que está passando por uma ampla reforma e o Museu Histórico de Manaíra, de iniciativa da Fundação Antônio Antas Diniz. Os visitantes puderam caminhar polas ruas marcadas pelos confrontos da revolta de 1930 e em seguida viveram uma experiência gastronômica no tradicional Bar do Kali ao som do grupo Cinco Zé’s.
Após o almoço, a expedição seguiu para a comunidade Quilombola do Fonseca, onde foram recebidos com muita cultura, história e acolhimento.

No Fonseca, os visitantes conheceram o projeto desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil na comunidade, o artesanato e culinária quilombola, além dos grupos culturais e musicais locais, que compartilharam talentos e memórias que preservam viva a identidade da comunidade.
Em comitiva, o prefeito Dr. Messias Simão, juntamente com o secretário de Cultura e Turismo, Jonathan Diniz, membros do Conselho Municipal de Turismo, e o presidente da FUNAAD, Dido Antas, participaram da expedição. A participação reafirma o compromisso do governo e demais instituições com o potencial turístico de Manaíra, visando estruturar um produto organizado e valorizado, capaz inclusive de promover o desenvolvimento econômico e a geração de renda no município. Atualmente, parte dos potenciais atrativos turísticos estão passando por reformas estruturantes enquanto o governo trabalha para inserir o município no mapa do turismo brasileiro.
Manaíra segue avançando e mostrando ao mundo suas riquezas históricas, culturais e naturais.






