O governador João Azevêdo participou, nesta terça-feira (25), no Centro de Convenções de João Pessoa, da aula inaugural da segunda turma do curso de formação dos soldados da Polícia Militar, composta por 601 concursados. Os alunos passarão por um curso com duração de 2.145 horas-aula e 59 disciplinas.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual desejou as boas-vindas aos concursados e ressaltou que os investimentos em Segurança Pública no estado têm alcançado resultados positivos em níveis regional e nacional. “A Polícia que os alunos do curso de formação passarão a integrar é uma das melhores do país e isso é fruto dos investimentos que fazemos em tecnologia, estrutura, armamentos, equipamentos e viaturas, mas, acima de tudo, em pessoas. Porque não adianta uma estrutura bonita se não tem um profissional comprometido para operá-la. É por isso que a nossa gestão não tem medido esforços para assegurar a valorização profissional e salarial de quem tem a grande missão de proteger a sociedade”, frisou.
O vice-governador Lucas Ribeiro destacou que o concurso público para reforçar os quadros da Polícia Militar é resultado da eficiência da gestão fiscal do estado. “Para se fazer um concurso é preciso ter planejamento financeiro para absorver a nova demanda de servidores e a Paraíba tem essa capacidade porque somos rating A+ pela Secretaria do Tesouro Nacional. Nós contamos hoje com Centros Integrados de Comando e Controle, investimentos em armamentos, equipamentos para fortalecer o combate ao crime, valorização de carreiras porque quando temos uma polícia forte, a sociedade está segura”, disse.
O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, destacou que o ingresso de novos servidores fortalece a estrutura da Segurança no estado. “Essa é uma das principais ações que o estado faz em matéria de investimento e o retorno é muito significativo. Temos grandes investimentos em tecnologia, estrutura em todas as Forças de Segurança, dentre tantas outras ações, mas o investimento em recursos humanos é fundamental porque nenhuma estrutura física se sustenta sem as pessoas e os concursos públicos que o governador João Azevêdo tem autorizado demonstra o compromisso com a Segurança Pública e com a sociedade”, sustentou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, afirmou que os concursados já deverão atuar nas ruas, em período de estágio, na alta estação. “Os alunos que iniciam o curso de formação serão soldados no próximo ano, mas eles já estão se preparando para os estágios e, provavelmente, serão integrados à Operação Verão. Nós sabemos que a cidade de João Pessoa está lotada de turistas, principalmente nesse período, e teremos um grande reforço na estrutura da Segurança Pública da Paraíba”, disse.
Curso de Formação – O curso de formação para os 601 soldados da segunda turma de aprovados da Polícia Militar irá acontecer em João Pessoa, com turmas também nos núcleos de formação de Campina Grande, Sumé, Esperança, Guarabira, Solânea, Patos, Sousa e Cajazeiras. Durante o período de formação, os alunos já são remunerados com bolsa equivalente a um salário mínimo e auxílio-alimentação.
A solenidade foi prestigiada pelo deputado estadual Jutay Meneses; secretário da Administração Penitenciária, João Alves; secretário chefe de Governo, Roberto Paulino; comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Araújo; subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Ronildo Souza; e secretário adjunto da Administração Penitenciária, João Paulo Barros.

