O Incra na Paraíba (Incra/PB) dá início, nesta quarta-feira (26), à segunda rodada dos Mutirões de Documentação da Trabalhadora Rural. Após realizar 1.447 atendimentos na primeira etapa de novembro, que beneficiou os municípios de Curral de Cima, Pedro Régis e Duas Estradas, a ação, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e executada pelo Incra em parceria com o Governo da Paraíba, prefeituras municipais e diversas instituições estaduais e federais, chega agora ao Sertão do estado.
Os mutirões desta fase vão acontecer em três municípios: Santa Luzia (26/11), no Colégio Coelho Lisboa; Junco do Seridó (27/11), na Escola Municipal Santo Onofre; e Soledade (28/11), IDE (Entrada da cidade vindo de Campina Grande); sempre das 8h às 16h. “Só na primeira rodada de mutirões de novembro, já superamos 1.400 documentos e serviços entregues, e agora seguimos para o Sertão com a mesma força-tarefa para beneficiarmos mais famílias com cidadania plena e acesso a políticas públicas”, destacou o superintendente do Incra/PB, Antônio Barbosa Filho.
Documentação e serviços essenciais Parte do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, a iniciativa tem como prioridade garantir acesso gratuito à documentação civil básica e a serviços essenciais, especialmente para mulheres assentadas da reforma agrária, comunidades quilombolas e agricultoras familiares.
Durante os atendimentos, o público poderá emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), realizar inscrição ou atualização no CPF, solicitar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), obter o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e receber orientações sobre o Imposto Territorial Rural (ITR). Também haverá atendimento previdenciário e de crédito rural, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Banco do Nordeste.
A programação inclui ainda palestras sobre direitos humanos, orientações jurídicas e sociais — com destaque para ações de prevenção à violência de gênero —, além de serviços oferecidos pelas secretarias municipais de Saúde, Ação Social, Agricultura e Educação, como vacinação, aferição de pressão arterial e atualização no CadÚnico.

