Fabíola Rezende anuncia chegada de castramóveis do Paraíba Pet a Araçagi, Guarabira e Remígio

Esta semana, as duas unidades de castramóveis do Programa Paraíba Pet, da Gerência Operacional das Políticas da Causa Animal, da Secretaria de Estado da Saúde do governo paraibano, estão atendendo as demandas de castração de gatos e cães em mais três municípios. Desta segunda-feira (24) à sexta-feira (28), as unidades itinerantes de castração gratuita estão realizando atendimentos nas cidades de Araçagi, Guarabira e Remígio.

“A castração é um ato de responsabilidade e amor. Quando evitamos a reprodução descontrolada, também prevenimos situações de sofrimento, abandono e maus-tratos, que infelizmente ainda são uma realidade em muitas cidades”, destaca a protetora Fabíola Rezende, gerente operacional das Políticas da Causa Animal do governo do estado, que esteve nesta segunda-feira em Araçagi, acompanhando as ações do castramóvel.

Responsável pelas ações nos municípios, Fabíola Rezende ressalta: “O governo João Azevêdo (PSB) segue fortalecendo as políticas públicas voltadas à proteção e ao bem-estar dos animais, levando para os paraibanos um serviço essencial para o controle populacional, a prevenção de maus-tratos e o combate ao abandono de cães e gatos em todo o estado”.

O município de Araçagi, com cerca de 17 mil habitantes, está localizado a 64 quilômetros da capital paraibana. Um pouco mais distante, a 157 quilômetros, está o município de Remígio, com 19,6 mil habitantes. Já Guarabira, que registra 60 mil moradores, está a 98 quilômetros de João Pessoa.

A Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal, conforme explica Fabíola Rezende, tem como missão ampliar o acesso aos cuidados veterinários, especialmente em municípios que não dispõem de estrutura permanente. O Paraíba Pet também atua de forma educativa, orientando a população sobre a guarda responsável e os direitos dos animais. “Essa iniciativa do governo João Azevêdo representa um avanço concreto para o bem-estar animal na Paraíba”, comemora, acrescentando: “Estamos levando o Paraíba Pet do Litoral ao Sertão”.

Em pouco mais de um ano e meio de atividades, o Paraíba Pet já atendeu a quase cem municípios, registrando cerca de quatro mil castrações de cães e gatos.