Comunidade Quilombola do Fonseca, em Manaíra, vive manhã repleta de ações das secretarias municipais de Educação e Saúde

Na manhã desta quinta-feira (20), Dia Municipal e Nacional da Consciência Negra, a comunidade Quilombola do Fonseca viveu um momento emocionante, cultural e cheio de significado.

A Prefeitura de Manaíra promoveu uma programação especial que marcou a culminância do projeto “Educação não tem cor, tem respeito à diversidade”, trabalhado ao longo das últimas semanas nas escolas da rede municipal, com destaque para a escola da própria comunidade.

Para fechar esse projeto com chave de ouro, a Secretaria de Educação, em parceria com a direção da Escola Sebastiana Dino, organizou um intercâmbio escolar trazendo os alunos da Vila do Pelo Sinal para vivenciarem um dia inesquecível no quilombo.

Os estudantes puderam:

Conhecer a Vitrine Educacional do Quilombo, um espaço que valoriza cultura, história e identidade.
Curtir muita música boa com o grupo Forrozão do Quilombo.
Participar de atividades integradas na Escola Cícero Rabêlo Nogueira.

E as apresentações foram um show à parte!

Os alunos e professores da Escola do Fonseca prepararam diversas apresentações culturais e temáticas, emocionando todos os presentes. Já os alunos da Escola Sebastiana Dino também brilharam com uma linda apresentação em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrando identidade, respeito e ancestralidade.

As crianças da escola quilombola receberam um kit especial de guloseimas, lanches e muito afeto por parte das equipes presentes, tornando o momento ainda mais marcante.

E para reforçar o cuidado com a saúde, a Secretaria de Saúde também esteve presente com:

Testes rápidosAgendamentos de exames
Orientações de saúde

Foi um dia de aprendizado, cultura, afeto e valorização da identidade quilombola, fortalecendo laços e reafirmando o compromisso da gestão com o respeito e a diversidade.

Confira alguns dos momentos: