Hospital São Vicente celebra 113 anos com novos consultórios e modernização na hemodiálise

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (14), a requalificação dos ambulatórios de oncologia, que passam a contar com 10 consultórios e mais de 30 médicos especialistas. O evento integra a programação dos 113 anos de fundação do hospital, uma das instituições de saúde mais tradicionais da Paraíba.

Durante a solenidade, também foi entregue pelo Governo do Estado um conjunto de 10 novas máquinas de hemodiálise, que substituem equipamentos antigos e reforçam o maior parque de hemodiálise da Paraíba, que opera atualmente com 75 máquinas e conseguem atender 360 pacientes por dia, contribuindo para manter a média mensal de quase 4.900 sessões realizadas no HSVP.

A programação contou ainda com o descerramento da placa e homenagem à ex-presidente do antigo Instituto Paraibano de Proteção à Criança, hoje Instituto Walfredo Guedes Pereira (IWGP), mantenedor do hospital, Altair Guedes Pereira, que dá nome ao novo espaço. Altair — filha do fundador da instituição, Dr. Walfredo Guedes Pereira — foi lembrada pelo legado de evangelização, acolhimento e cuidado com os pacientes.


A família recebeu um ramalhete de rosas, entregue ao neto Paulo Guedes Pereira Montenegro, pelas mãos de Maria Luiza Rotta, em um dos momentos mais emocionantes da cerimônia.
Fortalecimento de parcerias.

O presidente do Instituto Walfredo Guedes Pereira (IWGP), Geraldo Guedes Pereira Filho, ressaltou o compromisso permanente da gestão. “É uma alegria inaugurar esse novo espaço justamente no mês em que celebramos 113 anos de história. Hoje entregamos 10 consultórios com mais de 30 especialistas, garantindo mais conforto e melhor atendimento aos pacientes do SUS,” disse.

Ele ainda destacou que o Hospital São Vicente cresce porque recebe confiança da classe política e da sociedade, que reconhecem o trabalho da unidade hospitalar, voltado para melhorar a saúde da população paraibana.


O deputado federal Ruy Carneiro, autor da emenda parlamentar que destinou recursos juntos com o ex-deputado federal, Pedro Cunha Lima, à requalificação, também participou da solenidade. “Fico feliz em ver que o recurso já virou realidade e está atendendo os pacientes oncológicos com mais conforto. A estrutura está bonita, moderna e funcional. Aqui o recurso se transforma em serviço de verdade”, declarou.

A ex-senadora Nilda Gondim que representou na cerimônia o senador Veneziano Vital do Rêgo, destacou sua relação afetiva com o hospital. “Sempre me emociono ao voltar ao São Vicente. Meu pai tinha grande carinho por este hospital e sempre confiou no trabalho daqui. Quando fui deputada, tive a oportunidade de ajudar com emendas porque sei da importância desse atendimento para a população paraibana”, afirmou.

O prefeito de Cuitegi, presente na cerimônia, também destacou a relevância regional do serviço. Em sua fala, lembrou a tradição do hospital: “O São Vicente tem uma história que vem desde a época de Geraldo Guedes Pereira e segue com Geraldo Filho. Fico feliz porque muitos munícipes de Cuitegi são atendidos aqui com qualidade. É um equipamento que beneficia a Paraíba inteira”, destacou.

O diretor geral de Regulação da Paraíba, Lucas Lima, representando o secretário estadual de Saúde, Ari Reis, reafirmou a parceria com o Governo do Estado. “O São Vicente é mais que parceiro: é um equipamento fundamental da nossa rede. Só em convênios, já são mais de R$ 5 milhões investidos pelo governo em saúde para a população. São dezenas de cirurgias, centenas de quimioterapias e agora dez novas máquinas de hemodiálise. O hospital mostra que ser centenário não significa estar parado — ao contrário, cresce e avança”, pontuou.

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, representando o prefeito Cícero Lucena, reforçou a continuidade do apoio municipal.

“O São Vicente é parceiro diário da prefeitura. Hoje celebramos não só um aniversário, mas uma ampliação que melhora a vida da população. Enquanto Cícero e eu estivermos à frente da gestão, essa parceria seguirá firme”, afirmou.

Visita aos novos consultórios

Após o descerramento da placa e a entrega das máquinas de hemodiálise, as autoridades participaram de uma visita técnica aos novos consultórios, onde conheceram os ambientes requalificados e os espaços de atendimento ao paciente oncológico.

Com 113 anos de história, o Hospital São Vicente de Paulo segue como uma das principais referências filantrópicas em saúde na Paraíba, reforçando sua missão de cuidar com excelência, acolhimento e humanização.

A cerimônia reuniu ainda autoridades estaduais e municipais, parlamentares, parceiros institucionais e toda a direção do hospital, representada pelo superintendente George Guedes Pereira, a diretora administrativa Sônia Delgado, a diretora financeira, Patrícia Pinto, o diretor técnico, Dr. Cláudio Filho, e o vice-presidente do IWGP, Ricardo Duarte.