O governador João Azevêdo prestigiou, na noite dessa sexta-feira (31), a etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual parabenizou a iniciativa e destacou a gestão municipalista do Governo da Paraíba que tem melhorado a vida da população nos municípios, com ações como convênios para construção de creches e escolas e interiorização nos serviços de saúde.
Ao chegar à solenidade, que ocorreu no Teatro do Sesc Centro, em João Pessoa, João Azevêdo falou da importância da iniciativa como parâmetro para as gestões municipais. “Eu avalio que qualquer instituto que faz pesquisa para avaliar as gestões — sejam municipais ou estaduais, como existem outros institutos que fazem — é fundamental para servir de base para os gestores. É importante que a gente tenha essa noção para fazer a leitura — como eu sempre faço do Estado. Não só celebrar as conquistas, mas também olhar onde a gente não avançou muito e precisa avançar mais. Eu acho que essa é a leitura que tem de ser feita por cada prefeito que vai estar aqui”, observou, momento em que também agradeceu o convite do Sistema Band/Arapuan.
O presidente do Sistema Arapuan, Daniel Nobre, disse que o Prêmio Band Cidades Excelentes é um incentivo à boa gestão dos municípios. “Os prefeitos são a estrela dessa noite, eles que colocam toda a energia e toda a força lá na ponta. Sabemos que existem diversas limitações, mas o Band Cidades Excelentes é um prêmio para coroar a prática da boa gestão”, disse.
“É um momento de premiar aqueles que se qualificaram com uma gestão diferenciada, uma gestão de projetos que fizeram bem às suas comunidades. É importante que a gente possa divulgar isso para todo o Brasil — essa é a proposta do Grupo Bandeirantes”, emendou Caio Carvalho, diretor-geral da Band em mensagem de vídeo às autoridades e demais convidados do evento, como o secretário da Comunicação Institucional da Paraíba (Secom), Nonato Bandeira.


O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, que busca incentivar o aprimoramento da gestão pública nos 5.570 municípios do País a partir de uma análise criteriosa com base no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma que utiliza inteligência artificial para avaliar 72 indicadores de desempenho nos seguintes pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

