Em 18 meses, Paraíba Pet atendeu a 86 municípios e realizou 3,5 mil castrações de cães e gatos

Em um ano e meio de atividades (de maio de 2024 a setembro de 2025), o Programa Paraíba Pet, da Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal, da Secretaria de Estado da Saúde do governo da Paraíba, já atendeu a 86 municípios (o equivalente a 38,5% do território paraibano), registrando 3.475 castrações de cães e gatos.

“A castração é um ato de responsabilidade e amor. Quando evitamos a reprodução descontrolada, também prevenimos situações de sofrimento, abandono e maus-tratos, que infelizmente ainda são uma realidade em muitas cidades”, destaca a protetora Fabíola Rezende, gerente operacional de Políticas da Causa Animal do governo do estado e responsável pelas ações nos municípios.

Neste mês de outubro, as duas unidades de castramóveis do Programa Paraíba Pet estão atendendo as demandas de castração de gatos e cães em mais quinze municípios. Esta semana, de acordo com a agenda da Gerência da Causa Animal, o castramóvel sediado em João Pessoa estará atuando nas cidades de Lagoa de Dentro, nos dias 28 e 29, e em Esperança, nos dias 30 e 31. Já o outro castramóvel que tem base em Campina Grande estará em São Domingos, nos dias 27 e 28, e em Barra de São Miguel, nos dias 29 e 30 de outubro.

“O governo João Azevêdo (PSB)”, continua destacando Fabíola, “segue fortalecendo as políticas públicas voltadas à proteção e ao bem-estar dos animais, levando para os paraibanos um serviço essencial para o controle populacional, a prevenção de maus-tratos e o combate ao abandono de cães e gatos em todo o estado”.

Em 2024, a partir do mês de maio, 31 municípios receberam a agenda do castramóvel do Programa Paraíba Pet, realizando 1.561 castrações. Já em 2025, até o mês passado, o número de municípios atendidos era de 55, com 1.914 castrações efetivadas. Numa soma total de 3.475 castrações em 18 meses, 1.377 delas foram realizadas em clínicas credenciadas com os serviços de castrações do governo do estado, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Bonito de Santa Fé (que abrange outros cinco municípios: Monte Horebe, Serra Grande, São José de Piranhas, Conceição e Santa Inês).

Fabíola ressalta que a Gerência da Causa Animal tem como missão ampliar o acesso aos cuidados veterinários, especialmente em municípios que não dispõem de estrutura permanente. O Paraíba Pet também atua de forma educativa, orientando a população sobre a guarda responsável e os direitos dos animais. “Esta iniciativa do governo João Azevêdo representa um avanço concreto para o bem-estar animal na Paraíba”, acrescentando que o Paraíba Pet também promove iniciativas de adoção responsável, fortalecendo a rede de proteção animal e conscientização social.

Fonte: Espaço-PB com Assessoria – Foto: Divulgação – Contato: jorgerezende.imprensa@gmail.com