Deputado Felipe Leitão celebra sanção do governador que nomeia Arco Metropolitano com nome do ex-prefeito de Santa Rita, Marcus Odilon Ribeiro Coutinho

O governador João Azevêdo sancionou o Projeto de Lei que o Arco Metropolitano, que está sendo construído na PB-016, em Santa Rita, receba o nome do ex-prefeito de Santa Rita, Marcus Odilon Ribeiro Coutinho. A sanção foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (17).

O deputado Felipe Leitão, autor do projeto, comemorou a decisão do governador e reafirmou que O PL foi pensado para homenagear um dos grandes políticos que Santa Rita já teve.

“Marcus Odilon deixou um legado em Santa Rita. Nada mais justo do que a gente dá o nome do Arco ao político visionário que ele foi. O nome do ex-prefeito vai ser eternizado numa obra de mobilidade que terá grande importância para a região metropolitana.

Marcus Odilon era natural de Santa Rita e formado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Durante atuação política, ele foi eleito duas vezes prefeito de Juarez Távora, quatro vezes prefeito de Santa Rita e deputado estadual da Paraíba por dois mandatos. Também foi candidato a prefeito de João Pessoa na eleição de 1985 e candidato à vice-governador em 1986.

Com um investimento de R$ 218,5 milhões, a construção do Arco Metropolitano contempla terraplanagem ao longo dos seus 18,7 km; duas pontes sobre os rios Mumbaba e Gramame; uma passarela em Cicerolândia; a instalação de cercas e de 40 bueiros; um viaduto sobre a BR-230; e, ainda, fundações da infraestrutura de sustentação do viaduto sobre a BR-101.

Arco Metropolitano
As obras do Arco Metropolitano contemplam terraplenagem ao longo dos 18,7 quilômetros; construção de duas pontes sobre os Rios Mumbaba e Gramame; construção da passarela na comunidade de Cicerolândia, instalação de cercas e de 40 bueiros; construção do viaduto sobre a BR-230 e, ainda, fundações da infraestrutura de sustentação do viaduto sobre a BR-101. A construção do Arco Metropolitano de João Pessoa pelo Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), vai interligar as rodovias federais BR-101 e BR-230, passando pelo Distrito de Cicerolândia, retirando o tráfego de caminhões pesados do perímetro urbano de João Pessoa, além de reduzir o tempo de deslocamento dos usuários em geral, e, consequentemente, reduzir os índices de acidentes de trânsito e os constantes engarrafamentos na região metropolitana da Capital.