O Hospital Napoleão Laureano (HNL), referência no tratamento oncológico na Paraíba, foi contemplado nesta sexta-feira (10) com imóvel da União, que serão utilizados para ampliar a estrutura da instituição. A cessão foi formalizada durante solenidade que contou com a presença da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, além de parlamentares, prefeitos e representantes de instituições públicas e filantrópicas do Estado.
O espaço cedido à Fundação Napoleão Laureano(FNL) funcionava anteriormente como uma farmácia do Estado e agora permitirá a criação de 50 novos leitos para pacientes oncológicos em cuidados paliativos, reforçando o compromisso do HNL com o atendimento humanizado e gratuito a pessoas dos 223 municípios paraibanos.
Durante o evento, o presidente da FNL, Marcelo Lucena, expressou gratidão à ministra e às autoridades que viabilizaram o processo de cessão dos imóveis. “A palavra que define esse momento é gratidão. Agradecimento aos nossos parlamentares, ao Governo Federal e a todos que contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade. Essa área será essencial para salvar milhares de vidas que diariamente buscam o Hospital Napoleão Laureano”, celebrou.
“Hoje, o Laureano é referência nacional, com tecnologia de ponta como a cirurgia robótica, disponível gratuitamente pelo SUS. Nosso compromisso é o mesmo que o doutor Napoleão Laureano idealizou há mais de 60 anos: atender com dignidade os que mais precisam. Esses 50 novos leitos significam mais chances de vida e esperança para o povo da Paraíba”, acrescentou.
A ministra Esther Dweck destacou que a ação faz parte de uma política do governo federal voltada à melhor utilização do patrimônio público e ao fortalecimento das instituições de saúde e ensino do país. “A ideia é justamente aproveitar áreas e imóveis da União que possam ser destinados a projetos que transformem a vida das pessoas. Estamos ampliando a cooperação entre estados, municípios e governo federal para fortalecer a gestão pública e, principalmente, garantir que o Estado seja um agente de transformação e inclusão social”, afirmou a ministra.
O presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, fez questão de reconhecer a importância do Laureano para os paraibanos e do governo federal pela iniciativa. “Quando temos a oportunidade de fortalecer o papel que o Laureano cumpre é um reconhecimento à importância que essa instituição tem pra nosso estado. Essa parceria irá dar ao Laureano condições de poder estruturar ainda melhor seus serviços e quem ganha com isso é a população da Paraíba. É um avanço da ministra Esther e quero parabenizar o presidente Lula pela iniciativa. Hoje é dia de gratidão!”, ressaltou o deputado federal.
O evento contou ainda com a presença do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que ressaltou a importância da parceria e o papel histórico do Laureano no atendimento oncológico da Paraíba. “É um momento de reconhecimento e gratidão. O Laureano e a FAP, em Campina Grande, cumprem um papel fundamental para os paraibanos. São instituições que acolhem, tratam e salvam vidas. A ampliação dessa estrutura é um ganho enorme para o nosso povo”, destacou o parlamentar.
Também participaram da solenidade o deputado federal Mersinho Lucena, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o vice-prefeito Léo Bezerra, além de secretários municipais, reitores de universidades federais e representantes de diversas instituições parceiras.
O Hospital Napoleão Laureano passará a contar com 195 leitos ao todo, ampliando sua capacidade de atendimento aos pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e consolidando-se como uma das principais referências do Nordeste em tratamento do câncer.