O paraibano Caio Eduardo Santos de Almeida, de 14 anos, vem se consolidando como um dos grandes talentos do Jiu-Jítsu no Brasil. Com apenas três anos e oito meses de dedicação ao esporte, o jovem já acumula 17 títulos, entre estaduais, regionais e nacionais, incluindo a conquista mais recente: o Campeonato Brasileiro No-Gi 2025, realizado em setembro, no Rio de Janeiro.
A trajetória no esporte começou cedo. Aos 11 anos, incentivado por um amigo e pelo pai, Caio iniciou os treinos na ZR Team, em Jacumã (Distrito litorâneo do município de Conde, Paraíba), onde recebeu a faixa amarela e descobriu sua verdadeira paixão pelas artes marciais. Em seguida, passou a treinar na Gracie Barra Valentina, sob a orientação do grande mestre, o professor Lúcio Charlytow “Charly Brown”, referência no nordeste brasileiro, e responsável pela formação do maior número de Faixas pretas da Paraíba.
O currículo impressiona para a pouca idade: tetracampeão paraibano, campeão Bad Boy, bicampeão AJP Tour, campeão Nordeste Cup, campeão Fortaleza Winter pela IBJJF e, mais recentemente, campeão brasileiro No-Gi. Além dos títulos, o atleta carrega uma marca de respeito: está invicto desde 18 de agosto de 2024, vencendo todas as lutas disputadas desde então, na ordem das Faixas de sua idade .
Determinado e disciplinado, Caio Eduardo já é considerado uma promessa do Jiu-Jítsu brasileiro. O jovem agora sonha em ampliar sua participação em competições internacionais e levar o nome da Paraíba para os tatames do mundo.