Hospital São Vicente de Paulo reforça prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser evitados com atenção adequada à saúde mental. Com o objetivo de estimular a conscientização e o diálogo sobre prevenção ao suicídio, o Hospital São Vicente de Paulo se vestiu de amarelo e promoveu ações educativas ao longo de setembro.

O hospital decorou suas paredes com um painel interativo em formato de borboleta amarela, com frases de otimismo como “Você é mais forte do que imagina”, e uma réplica de guarda-chuva com mensagens de encorajamento, como “Essa tempestade vai passar”. Os visitantes também puderam participar da caixa do desabafo, escrevendo seus sentimentos para a equipe de psicologia do hospital.

De acordo com a coordenadora de psicologia, Andressa Ribeiro, essas ações se somam ao trabalho contínuo do setor, que oferece acolhimento e acompanhamento psicológico a pacientes e acompanhantes que precisam de suporte emocional ou apresentam sofrimento mental, além de orientar e, quando necessário, encaminhar para a rede de saúde mental do SUS. “Nosso objetivo é minimizar o sofrimento intrahospitalar e oferecer cuidado humano durante o processo de adoecimento”, explica.

A campanha reforça a importância de falar abertamente sobre saúde mental e suicídio, criando um ambiente acolhedor e incentivando pacientes, acompanhantes e colaboradores a buscar ajuda quando necessário.