Secretário de Representação da Paraíba destaca investimentos do Governo Federal para ampliar atendimento às pessoas com TEA

O secretário executivo de Representação Institucional da Paraíba em Brasília, Adauto Fernandes, destacou os investimentos anunciados pelo Governo Federal para ampliar o atendimento e o cuidado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no estado.

O Ministério da Saúde lançou a primeira linha de cuidado voltada para o TEA, iniciativa considerada histórica por priorizar a identificação precoce dos sinais do transtorno ainda nos primeiros anos de vida. O objetivo é garantir que as intervenções comecem o quanto antes, assegurando mais qualidade de vida, inclusão e desenvolvimento para milhares de famílias.

A medida faz parte de um pacote de R$ 72 milhões destinados à expansão da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) e ao atendimento às pessoas com TEA, beneficiando 18 estados e o Distrito Federal.

“Esse avanço representa mais oportunidades de desenvolvimento, mais inclusão e mais qualidade de vida para milhares de famílias. O Governo da Paraíba, em parceria com o Governo Federal, segue firme na missão de ampliar a rede de atendimento e cuidado às pessoas com TEA”, afirmou Adauto Fernandes.

Na Paraíba, um dos principais avanços é a habilitação da APAE de Campina Grande como novo Centro Especializado em Reabilitação (CER). Esses espaços multiprofissionais oferecem diagnóstico, tratamento e acesso a tecnologias assistivas.

Entre os serviços anunciados em todo o país, destacam-se a habilitação de 23 novos CERs, o custeio adicional de 20% para outros 33 já existentes e a ampliação de porte em oito unidades, que passarão a oferecer mais modalidades de reabilitação.

Ao todo, a Paraíba receberá R$ 2,2 milhões para fortalecer sua rede de atendimento.