Aldeia Indígena promove III Festival Guarapirá na Aldeia Laranjeira, em Baía da Traição

A aldeia indígena Guarapirá, no município de Baía da Traição, realizou no período de 29 a 31 de agosto o III Festival Guarapirá que aconteceu na Aldeia Laranjeira.

A conselheira representante dos povos indígenas no Conselho Estadual de Saúde, (CES/PB),  Maria Aparecida Sena da Cruz, que também é presidente da Associação Comunitária Indígena e dos agricultores da comunidade de Jaraguá, em Rio Tinto, explicou que durante o festival aconteceram apresentações Culturais e Locais, dentre elas, Lapinha, Coco de Roda Ciranda, Toré, Capoeira dentre outras apresentações.

Houve ainda comidas típicas da região, artesanato indígena da região, pintura corporal, exposição de vários materiais e trabalhos científicos dentre outras ações serviços.

No evento, o Conselho Estadual de Saúde da Paraíba, (CES/PB), esteve representado na pessoa da Conselheira estadual Maria Aparecida Sena da Cruz.

Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Antônio Eduardo Cunha, a realização desse tipo de evento é de grande importância porque serve para mostrar, resgatar e preservar a cultura dos nossos povos ancestrais que  não pode ser esquecida de maneira alguma, “tem que se mostrado principalmente para os mais novos para que eles conheçam sua história e do seu povo”, Finalizou Eduardo Cunha.