Ansiedade, depressão e síndrome de burnout são quadros mais comuns de pacientes em busca de tratamento, revela o psiquiatra

Transtornos de ansiedade, depressão e síndrome de burnout são quadros mais comuns de pacientes que buscam tratamento psiquiátrico. É o que observa o médico psiquiatra Israel Diniz, que atende no Centro Médico da Funasa Saúde, operadora de planos de saúde da Paraíba. Os problemas psiquiátricos são frutos, sobretudo, das exigências impostas pela rotina acelerada do dia a dia. O especialista aponta que diagnósticos de transtornos psiquiátricos aumentaram após a pandemia da Covid-19.

Israel Diniz afirma que “as demandas principais hoje são transtornos ansiosos, transtornos depressivos e burnout. A gente vê uma sociedade que está cada vez mais exigente com relação às demandas de trabalho e as pessoas estão adoecendo muito em virtude do próprio sistema de trabalho e, também, do ritmo que elas impõem a si mesmas e as cobranças a sociedade”.

O psiquiatra fala sobre as pressões externas que resultam no adoecimento psicológico das pessoas. “Independentemente do quão alto a gente vai chegar na vida, as pessoas sempre vão nos perguntar: ‘Qual o próximo degrau?’” Israel Diniz acrescenta: “Cabe a gente entender que a vida não pode ser tratada como uma escada sem fim”. O médico da Funasa Saúde salienta que “o sucesso é aquilo que você tenta dimensionar na sua mente e, ao chegar lá, você encontra contentamento, e não aquela insatisfação econômica que é uma marca da nossa sociedade atual”.

Sobre o sinal de que é hora de buscar um tratamento psiquiátrico, Israel Diniz explica que a principal via de encaminhamento vem de um psicólogo. Ele diz que “o psicólogo é o primeiro passo para o psiquiatra, a porta de entrada para uma pessoa que está se sentindo um pouco mais ansiosa, um pouco mais entristecida, que está tendo prejuízo em relação ao sono”.

Israel Diniz explica que “você primeiro tenta tratar um quadro de ansiedade, depressão ou insônia de forma grave com um psicólogo e, se você não consegue, adequar através do regime de sono, de estratégias para tratar a ansiedade, a impulsividade, eu acho que já acende o sinal para procurar ajuda do psiquiátra”.

Sobre o preconceito em buscar tratamento psiquiátrico, Israel Diniz frisa que tem diminuído, mas o preconceito ainda existe. Ele conta, porém, que a etimologia da palavra psiquiatria é reveladora: Psique significa alma ou emoções e atria é médico: médico da alma ou das emoções. “Todos nós temos almas, temos emoções e todo mundo precisa de um psiquiatra, de um médico que trate as emoções. Do mesmo jeito que a gente precisa tratar do nosso corpo, a gente precisa tratar a nossa alma”.

Sobre a Funasa Saúde
A Funasa Saúde é uma associação genuinamente paraibana que opera planos de saúde. Todas as informações sobre o processo de adesão à Funasa Saúde estão disponíveis no perfil no Instagram da Funasa Saúde (@funasasaude) ou através do telefone 3244-4225.