Todas as quartas-feiras pela manhã, frutas frescas e solidariedade tomam conta de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa. É dia de ação da Aliança Bayeux Franco Brasileira, que tem à frente Célia Domiciano, que organiza a distribuição gratuita de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade. O projeto é fixo, acontece semanalmente e já virou compromisso de muitas moradoras, como Cíntia Epifânia Moreira Sá, técnica de enfermagem, que não perde uma entrega.
“A gente vem com a identidade e pega. Tem mamão, leite, melão, limão… muita coisa”, conta. Cíntia mora no Jardim São Severino e aproveita as frutas de forma prática e nutritiva: “Tenho três filhos, um é especial e adora fruta. Troco o bolo e o chocolate por lanche saudável. Faço doce, boto na lancheira para levar para a escola”. No mesmo bairro, a dona de casa Mirna Carla Fernandes Souza, mãe de dois meninos pequenos, também valoriza a oferta semanal: “Eles adoram banana. Faço vitamina, dou de lanche. É uma ajuda boa”.
Alcance social e criatividade no consumo
Entre frutas e afeto, há também espaço para espontaneidade. Ana Maria Ferreira da Silva, de 65 anos, moradora do Porto do Moinho, não esconde a paixão por mamão e a criatividade no consumo. “Faço vitamina com banana e boto um pinguinho de limão”, conta. Já sua filha, que acompanhava a doação e arrancou sorrisos ao ser confundida com a irmã da mãe, foi ainda mais longe: “Eu como até com farinha quando o mamão tá madurinho. É bom, viu?”.
A simplicidade das refeições contrasta com o alcance social da ação. Sob a liderança de Célia, a Aliança Bayeux Franco Brasileira vem se consolidando como um elo entre doadores e quem mais precisa. O compromisso é semanal, mas os efeitos se espalham ao longo dos dias, seja na forma de lanche escolar mais saudável, de vitaminas no café da manhã ou da alegria singela de comer um mamão com farinha e gratidão.