Como se preparar para comprar seu imóvel em tempos de juros altos

Especialista da SIR Investimentos aponta alternativas para quem sonha com a casa própria ou busca investir no segmento

O mercado imobiliário brasileiro enfrenta um cenário desafiador. Com a Selic em 15% ao ano, os juros altos e a exigência de valores de entrada maiores vêm derrubando as intenções de quem sonha com a casa própria ou busca imóveis para investimento. Dados da Caixa Econômica Federal mostram recuo dos contratos para aquisição de imóvel em paralelo à alta da Selic, iniciada em setembro do ano passado.

O custo do crédito imobiliário, por ser de longo prazo, é afetado pela taxa de juros futura, que é influenciada por todo o contexto nacional, incluindo questões fiscais e a elevação da Selic. Com o setor de construção civil pagando mais caro para construir, esse aumento é repassado para o consumidor e o imóvel sobe de valor. Na outra ponta, os bancos também exigem entradas cada vez mais altas, criando um duplo efeito negativo para quem deseja tirar o sonho do papel.

Diante desse cenário, Pedro Tomaz, Head de Soluções Imobiliárias da SIR Investimento, destaca que é fundamental buscar alternativas que não deixem o cliente descapitalizado. “Nosso objetivo principal é proporcionar soluções imobiliárias adequadas ao perfil e necessidades específicas de cada situação”, explica o especialista.

Para quem tem tempo de planejamento, Tomaz recomenda o consórcio como a melhor opção. “É uma compra mais planejada e estruturada para longo prazo, com expectativa de contemplação entre 18 a 36 meses para imóveis”, detalha. Segundo ele, essa modalidade é ideal para quem pode se organizar financeiramente sem comprometer o orçamento familiar.

O especialista ressalta a importância do atendimento personalizado, para entender as necessidades do cliente e montar a melhor estratégia. “A gente trabalha com inteligência na escolha do grupo ideal, aqueles com saúde financeira e alta performance de contemplação. Por isso, analisamos o perfil do cliente, o objetivo da compra e os grupos disponíveis com maior potencial e retorno atrativo. O foco é sempre no melhor resultado”.

Já para quem precisa de uma solução imediata, o financiamento tradicional ainda é uma alternativa, mas também exige estratégia. “É importante fazer uso inteligente das diferentes taxas de juros disponíveis no mercado e considerar a portabilidade de juros, que permite transferir empréstimos entre instituições para obter melhores condições”, orienta Tomaz.
O especialista ressalta que a SIR Investimento trabalha com uma “prateleira” de produtos de aproximadamente 20 administradoras de consórcio e ampla variedade de parcerias com diferentes bancos. “A variedade de produtos e empresas facilita para os assessores indicarem as soluções mais adequadas para cada perfil”, explica.

A metodologia de atendimento da empresa inclui avaliação da realidade financeira do cliente, apresentação de produtos adequados ao perfil, definição de estratégia de pagamento personalizada e acompanhamento durante todo o processo. “Fazemos uma análise detalhada dos grupos de acordo com o perfil do cliente e trabalhamos com expectativas realistas de contemplação”, detalha Tomaz.

O crescimento da demanda por essas soluções alternativas comprova a eficácia da abordagem. O segmento de Soluções Imobiliárias da SIR Investimento registrou crescimento de mais de 50% de novos clientes nos últimos 12 meses, com demanda crescente nos últimos três anos.

Para quem está pensando em adquirir um imóvel, Tomaz recomenda ter investimentos variados e contratos de consórcio para aquisição planejada. “Com o aperto nas condições de financiamento, é preciso mais tempo até que o interessado consiga atingir a entrada necessária. Por isso, o planejamento é fundamental”, conclui.