Adriano Galdino se reúne com ministra Gleisi Hoffmann em articulação para disputar o Governo da Paraíba com apoio de Lula

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), se reuniu nesta segunda-feira 30) com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, na Capital Federal Brasília, em mais um movimento que sinaliza sua aproximação do presidente Lula (PT) e para se viabilizar na disputa pelo Governo do Estado em 2026.

A reunião ocorre em meio a uma série de gestos públicos de Galdino em direção ao campo lulista. Durante os festejos juninos em Pocinhos, na semana passada, o parlamentar voltou a tecer elogios ao presidente Lula, destacando programas sociais do governo federal e a necessidade de uma “sintonia política” entre a Paraíba e o Palácio do Planalto.

A movimentação do presidente da ALPB tem gerado reações no PT estadual. O presidente do partido na Paraíba, Jackson Macedo, declarou recentemente que a legenda não descarta apoiar Galdino em 2026, embora a decisão dependa de articulações mais amplas no campo progressista.

A reunião de Adriano que estava acompanhado por seu irmão, o deputado federal Murilo Galdino, com Gleisi é vista por aliados como uma tentativa de Galdino de carimbar seu passaporte para uma aliança mais robusta com o governo federal. Nos bastidores, comenta-se que Galdino avalia a possibilidade de mudar de legenda para consolidar a aliança com o PT, caso o Republicanos decida apoiar outra candidatura.

O encontro com Gleisi, portanto, teria servido também como um termômetro do Palácio do Planalto sobre essa possibilidade.