Em clima de São João, o Café da Usina segue com a programação junina que celebra uma das principais manifestações da cultura nordestina. A proposta do Café com Forró é oferecer ao público uma experiência autêntica e acolhedora, com forró, discotecagem e muita animação, valorizando artistas locais em um dos espaços mais charmosos e acolhedores da cidade.
Segundo José Moura, Analista cultural da Usina Cultural Energisa, receber o projeto reforça o compromisso da instituição com a promoção da cultura popular e o fortalecimento da cena artística local: “O Café com Forró é uma forma de celebrar a tradição, ao mesmo tempo em que reforçamos o protagonismo feminino no cenário musical, bem representado pelo Coletivo AjaMulher”, afirma.
Confira a programação:
Sexta-feira, 20 de junho – AJAMULHER
O show celebra os quase 15 anos de trajetória do coletivo, marcados pelo protagonismo feminino e resistência cultural. Fundado por Ana Tavares e Cely Sousa, o coletivo reúne mulheres de diversas áreas artísticas e sociais com o objetivo de valorizar as culturas populares brasileiras sob a perspectiva feminina e afro-indígena.
O repertório inclui ritmos como ciranda, coco, capoeira e ijexá, misturando tradição e contemporaneidade. O show é mais que uma apresentação musical — é um ato político, poético e cultural em defesa da arte como ferramenta de transformação social. A apresentação começa às 20h e os ingressos custam R$15 (antecipado) / R$ 20 (bilheteria).
Sábado, 21 de junho – DJ DORI
A noite de sábado será comandada, a partir das 18h, pela energia vibrante do DJ Dori, com um set colaborativo que mistura forró, brasilidades e beats regionais, revivendo os maiores hits dos anos 60 e 2000.
Fique por dentro de tudo que acontece nos equipamentos culturais geridos pelo Instituto Energisa em: www.energisa.com.br/instituto-energisa ou seguindo @institutoenergisa @usinaculturaljp