Aberta na noite desta quarta-feira (4), no Intermares Hall, em Cabedelo, a 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em João Pessoa está reunido cerca de 500 pessoas entre gestores, trabalhadores e usuários.
A Conferência, que será encerrada nesta sexta-feira (6), tem como principal objetivo discutir a implantação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e da trabalhadora.

Veja alguns depoimentos dos participantes sobre a importância do evento:
Antônio Eduardo Cunha – Presidente do Conselho Estadual de Saúde

“Essa conferência é um momento impar principalmente porque vai discutir melhorias para o trabalhador da saúde para que o mesmo seja reconhecido e tratado com mais dignidade, principalmente com à questão salarial. Não devemos esquecer que esses trabalhadores, durante a pandemia da Covid-19, mostraram sua capacidade profissional, desempenho e dedicação ao ajudarem a salvar muitas vidas acometidas por essa doença que ceifou milhares de brasileiros”.
Núbia Santana- Coordenadora do Fórum de Educação Permanente, continuada dos Conselhos de Saúde do Nordeste.

“É um momento único onde a gente vai trazer aqueles trabalhadores invisíveis e tornar eles visíveis. Nós temos vários públicos que estão aí. Talvez a saúde esteja debilitada justamente porque nós não conseguimos ainda identificar e estamos tratando o trabalhador apenas aqueles que é CLT ou aquele outro que é servidor público. Mas, na verdade, o nosso maior objetivo é atender o número de trabalhadores que estão invisíveis. E é essa que gente que precisa ser resgatada. Trazer e cuidar da saúde, porque cuidando do invisível a gente está cuidando dos demais”.
Marcos Gêmeos – Presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia

“Para nós é uma grata satisfação estar aqui na Conferência Estadual de Saúde da Paraíba. Dizer que é um momento ímpar para nós em perceber como essa conferência foi construída de forma democrática, de forma bastante participativa. É a oportunidade de a gente ver a democracia acontecer aqui na Paraíba e no nosso país. É a possibilidade da gente discutir sobre aqueles que cuidam de quem cuida, daqueles trabalhadores e trabalhadoras da Paraíba, não só os da saúde, mas todos os trabalhadores. E com certeza será uma grande conferência de onde sairá diretrizes e propostas para a política estadual e nacional da saúde do trabalhador e da trabalhadora do nosso país. Essa conferência é de suma importância para garantir a democracia participativa nesse estado da e a contribuição da Paraíba que sempre foi importante para o restante do país”.
Renata Nóbrega – Secretária Executiva de Saúde da Paraíba

“Nós estamos aqui na 5ª Conferência da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, então é de extrema relevância um momento de conferência, de participação da população, dos trabalhadores e dos gestores também para buscar o fortalecimento da política da saúde do trabalhador e da trabalhadora e também a garantia dos direitos dentro da política. Então esse é o foco, aqui tem mais de 400 delegados de todo o Estado, de todos os municípios e automaticamente daqui vai para Brasília 36 delegados que levarão propostas que nós queremos para a organização da política ao longo dos próximos anos. Então esse é o objetivo, ou seja, que a gente consiga levar propostas importantes para Brasília e na proposta nacional que realmente fica garantida a execução desses direitos durante esses próximos anos”.
Celeida Barros – Diretora Geral do Centro de Referência de Saúde de Saúde do Trabalhador

“É extremamente importante. A gente teve a última Conferência de Saúde do Trabalhador em 2014. São dez anos que a gente não fala, não discute sobre este tema a nível nacional. A gente convive no dia a dia fazendo os treinamentos e de lá para cá o processo de trabalho mudou muito. Apareceu novas frentes de trabalho, novos equipamentos, produtos e isso tem trazido danos à saúde do trabalhador. Inclusive o emocional que nós tivemos dentro da pandemia que passamos por ela”.
Luis Leão – Representante do Ministério da Saúde e coordenador Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador

“É uma honra estar aqui na Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Estado da Paraíba. Esse evento é indispensável ao cumprimento do princípio do controle social e a gente precisa, depois de 10 anos aguardando esse encontro, realmente trazer as propostas e diretrizes inovadoras para que possamos enfrentar as injustiças do mundo do trabalho e que hoje impactam a saúde do trabalhador aqui no estado da Paraíba e do Brasil todo. E a Paraíba está de parabéns pela realização desse evento tão importante para a saúde”.
Daniela Lucena – procuradora do trabalho e vice procuradora chefe da PRT da 143ª região

“ Esse evento é de extrema importância diante da necessidade de se discutir todos os aspectos de saúde, afinal de contas, o trabalhador é a mola precursora do nosso país. E por isso tem que ser dado um foco, uma atenção especial como prioridade máxima. Nós estamos lidando aí com a dignidade do trabalhador, princípio constitucional, e também com o valor social do trabalho. Nesse diapasão, o Ministério Público do Trabalho, acolhe e apura as denúncias e está aqui para ouvir também o trabalhador e identificar possíveis ilegalidades que estejam ocorrendo”.
Heliana Hemetério – Conselheira Nacional de Saúde

Não há nenhuma dúvida que essa conferência é de extrema importância política e econômica para a população brasileira em geral e principalmente aqui para a Paraíba. Há dez anos que não se tem uma conferência de saúde do trabalhador e da trabalhadora. Então pensem, dez anos se passaram. A população brasileira passou e está passando por um empobrecimento muito grande. Nós estamos aí com vários empregos formais, ou seja, pessoas sem seus direitos reconhecidos e garantidos. Esta conferência será importantíssima exatamente para que a gente possa pensar como trazer para a saúde essas pessoas que não estão dentro do mercado do trabalho formal”.