Conselho de Saúde participa de reunião para credenciar hospital de Patos a realizar procedimentos de alta complexidade

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, (CES), Eduardo Cunha, participou, na tarde desta segunda-feira, (8), de uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde com o objetivo de credenciar o Hospital São Francisco, em Patos, no Sistema Único de Saúde para que a unidade de saúde possa realizar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade.

Além de Eduardo Cunha, a reunião contou com a participação do Secretário de Estado da Saúde Arimatheus Reis, do Secretário Executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde Patrick Almeida, do coordenado de Planejamento da SES, Marcelo Mandú, do presidente do Conselho de Saúde de Patos, Claudemir Bento, do proprietário do Hospital e sua equipe, além do coordenador Estadual de plenárias do Conselho Nacional de Saúde, Jamacyr Justino.

“Nós endossamos a importância do credenciamento desse hospital no Ministério da Saúde para melhorar e ampliar o atendimento de alta complexidade no Sertão do Estado, e com isso os pacientes não precisarão mais se descolocar para outros centros a procura de atendimento especializado e de alta complexidade”, explicou Eduardo Cunha.

Ele disse ainda esse credenciamento envolve UTI, cirurgia cardíaca e mais outros procedimentos de alta complexidade e o Governo do Estado vai autorizar a unidade a saúde a realizar outros procedimentos.

Para Claudemir Bento, com esse credenciamento, os sertanejos estão sendo privilegiados pela política de saúde implementada pelo Governo do Estado na Paraíba. “ Dessa forma, nós fechamos essa parceria e já deixamos agendado uma próxima reunião na próxima semana, onde o corpo técnico fará o desenho de como será esse contrato, junto com seus corpos jurídicos, das duas instituições, enquanto que o eu e o presidente do Conselho Estadual de Saúde, analisaremos esse contrato que, após sua efetivação, trará benefícios para todos os paraibanos e, especialmente, para Patos, todo o Sertão e estados circunvizinhos”, finalizou.

Assessoria