Geraldo Medeiros diz que suspensão da AstraZeneca para grávidas é temporária

O secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, comentou a suspensão da Vacinação contra a covid-19 com o imunizante da AstraZeneca. Em entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação, na manhã desta quarta-feira (12), Medeiros explicou que essa suspensão é temporária e após a avaliação do caso “na nossa ótica” a campanha de gestante e puérperas será reiniciada. “Vamos ressaltar que a vacinação das grávidas e puérperas com comorbidades continuarão a ser vacinadas com as vacinas da Pfizer. As da Coronavac, por enquanto, as remessas estão vindo apenas para a segunda dose”, disse.

Enquanto isso, as puérperas e gestantes que tem comorbidades precisam de um laudo médico do obstetra informando que portadora de comorbidade.

O secretário informou que não houve nenhum evento adverso grave, e que quando isso ocorre deve ser imediatamente notificado ao Ministério da Saúde, e o Plano Nacional de Imunizações (PNI) adota a suspensão temporária, mas tranquilizou. “Podem ficar tranquilas, porque é um padrão e qualquer vacinação pode ter a suspensão temporária. O caso será avaliado e, com certeza, não terá relação com a vacinação e ela será liberada novamente”, afirmou.