Disfonia: Fonoaudióloga do HU de João Pessoa explica como prevenir distúrbio na voz

Uma alteração na produção natural da voz que pode prejudicar a comunicação. Essa é a definição de disfonia, problema que pode causar diversos prejuízos ao indivíduo. No mês em que são lembrados os cuidados com a voz, a fonoaudióloga da Unidade de Reabilitação do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) Keila Maruse explica como prevenir, identificar e tratar o distúrbio. 

Alguns sinais da disfonia podem ser facilmente identificados como rouquidão, ausência de voz (afonia), falhas de voz e desconforto ou esforço ao falar. A depender da causa, o tratamento pode ser realizado pelo médico ou fonoaudiológico. “A disfonia pode ser de origem orgânica como câncer, comportamental como nódulos de prega vocal, e psicogênica como a disfonia de conversão”, elenca Keila, acrescentando que os fatores de risco para a doença são principalmente mau uso e abuso vocal, além do fumo e da ingestão de álcool em excesso. 

O Hospital Universitário Lauro Wanderley disponibiliza o tratamento da disfonia e para conseguir atendimento é necessário ser regulado pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa ou ser encaminhado por médicos do HULW. “Pacientes já em acompanhamento no HU podem ser encaminhado pelos profissionais do próprio hospital. No entanto, devido à pandemia de covid-19, no momento não estamos em funcionamento”, informou a fonoaudióloga. 

O tratamento pode ser cirúrgico, medicamentoso, e/ou fonoaudiólogo por meio de terapias que reduzem a tensão ao falar, adequam a qualidade vocal, e trabalham vários aspectos para melhorar a qualidade vocal. 

Muitas pessoas não consideram o cuidado com a saúde vocal, no entanto, atitudes simples podem evitar problemas na voz. Ingerir bastante líquido – pelo menos dois litros de água – por dia; tratar o refluxo gastroesofágico; evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso; evitar esforço como gritar, falar alto ou falar durante crise alérgica ou gripe. 

Dia Mundial da Voz – Celebrado em 16 de abril, o Dia da Voz tem o objetivo de contribuir para que as pessoas se conscientizem sobre a importância da voz e considerem a adoção de cuidados para manter a saúde vocal. A data é marcada por campanhas de combate e prevenção às doenças que podem causar alterações na voz e fala, como a disfonia e câncer de laringe e faringe.