Semam realiza poda de árvores na área da ciclovia da Avenida Dom Pedro II

Spread the love

Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão trabalhando na poda de árvores na área da ciclovia da Avenida Dom Pedro I, que tem 1,1 km de extensão, às margens do Jardim Botânico e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão do Governo Federal. A área do Jardim Botânico é uma Unidade de Conservação (UC), protegida por legislação federal.

A poda integra as obras de recuperação da ciclovia, que estão sendo executadas pela PMJP, e que envolve diversas Secretarias, além da Semam.  A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) fará a recuperação do gradil que separa a Avenida, o Jardim Botânico e o Ibama e também a requalificação e pintura de toda a ciclovia. O Programa LED nas Ruas também será implantado na Avenida, oferecendo mais segurança para as pessoas que transitam no local e garantindo sustentabilidade com economia de recursos.

Por se tratar de uma área de mata fechada, área de Mata Atlântica, com 99% de espécies nativas, a poda requer uma série de cuidados. O engenheiro agrônomo Anderson Fontes, diretor da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam, destacou que “além do corte de galhos que estavam pendendo sobre a ciclovia e a Avenida Pedro II, está sendo feita uma limpeza do tipo roço, retirando arbustos, plantas rasteiras, cipós e herbáceas que estavam invadindo a tela da mureta do Jardim Botânico, prejudicando a estrutura que protege a área verde. Estamos preservando o meio ambiente e ainda garantindo a segurança de quem circula naquela área”, concluiu.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que essa é uma ação de sustentabilidade. “Estamos contribuindo para aumentar as áreas destinadas às bicicletas e cuidando de um patrimônio ambiental com o qual a população da Paraíba tem uma relação de afeto, que é o Jardim Botânico”, concluiu.

Ciclovias – João Pessoa conta com 21 ciclovias em diversas áreas da cidade e, somadas à ciclofaixa de lazer, oferecida pela PMJP aos domingos na Epitácio Pessoa, são 71,4 quilômetros de áreas destinadas exclusivamente a usuários de bicicletas. A atual gestão do prefeito Luciano Cartaxo é responsável pela implementação das ciclovias no Parque da Lagoa, na Avenida Paulo Roberto Accioly, no Bessa; na Avenida João Cirylo, no Altiplano, na Nova Beira Rio e na Ponta do Seixas.