DPE-PB participa da campanha “Não é não, também no São João”

“Não é não, também no São João”: este é o recado que a Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual (Reamcav) vai repassar durante os festejos juninos deste ano. A mensagem faz parte de uma campanha de orientação à sociedade sobre as implicações da Lei de Importunação Sexual (Lei Federal 13.718/18) e os mecanismos de prevenção e denúncia de crimes contra a dignidade feminina.

Além da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), estão juntos neste movimento o Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a Associação Paraibana do MPPB; as prefeituras de João Pessoa, Campina Grande e Mamanguape; a Câmara Municipal de João Pessoa, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e as secretarias de Estado de Segurança e Defesa Social (Seds), da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), entre outros parceiros.

“A DPE, através da Coordenadoria de Defesa da Mulher, se une a Reamcav e demais parceiros para promover a campanha contra a importunação sexual dizendo ‘não é não, também no São João’.

A campanha tem por objetivo defender os direitos e liberdade das mulheres em um evento tão popular como o São João, onde as mulheres ficam vulneráveis e costumam ser importunadas. ‘Não é não’ é o lema de todos que lutam em defesa da mulher. E a DPE, como órgão de assistência que é, não fica indiferente e muito tem feito em todas as situações em que as mulheres sofrem vidência doméstica, de gênero, racial e de qualquer natureza”, disse a coordenadora de Defesa da Mulher da DPE, Fátima Diniz.

LANÇAMENTO OFICIAL – O lançamento oficial da campanha será nos próximos dias 5, em Campina Grande, e 7, em João Pessoa. As peças de divulgação (spot, vídeos, cartazes, banners, ventarolas, camisas, cards) também serão reproduzidas nos principais veículos de comunicação e nas redes sociais dos órgãos envolvidos. A campanha estará nas festas principais, como o São João de CG (no Parque do Povo) e o da Capital (no Ponto de Cem Réis) e em outros municípios que estão aderindo ao movimento, a exemplo de Belém e Mamanguape. A motivação da campanha foi transformada em música pelo compositor Carlos Mendes. O jingle deve integrar o material de divulgação.