Agevisa ressalta importância da Enfermagem em eventos da SES/PB e do Memorial São Francisco

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária ressaltou a importância do trabalho dos profissionais de Enfermagem no processo que visa à segurança do paciente nos serviços de assistência à saúde, públicos e privados, em todo o mundo. Representada pela gerente-técnica Vívian de Oliveira Lopes, que coordena o Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP-Visa), a Agevisa/PB se fez presente em eventos realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB) e pelo Hospital Memorial São Francisco para celebrar a Semana da Enfermagem, transcorrida (no Brasil) no período de 12 a 20 de maio. Neste ano de 2022, o tema central versou sobre “Investimento na Enfermagem e Respeito aos seus Direitos para Garantir a Saúde Global”.

A presença destacada da Agevisa nos eventos, conforme Vívian Lopes, refletiu o reconhecimento pelo trabalho que a agência vem desenvolvendo, ao longo dos últimos anos, e, de forma especial, na atual gestão, para fortalecer a qualidade do cuidado e da segurança do paciente em todo o território paraibano.

Aprimorando conhecimentos – No âmbito da Secretaria de Estado da Saúde, o evento alusivo à 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) foi organizado pela Gerência Executiva de Atenção Especializada e transmitido por meio do canal do YouTube da SES/PB (Saudepbgov), com acesso por meio do link youtube.com/watch?v=G0x20xvRItQ. Direcionada à comunidade de saúde, a programação foi definida no sentido de aprimorar os conhecimentos técnico-científicos e fortalecer os fundamentos dos profissionais de enfermagem da Paraíba.

O evento contou com a participação da secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, que é enfermeira de formação, com atuação na Vigilância em Saúde; da gerente-técnica da Agevisa/PB, Vívian Lopes, e de representantes dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem da Paraíba (Cofen e Coren) e do Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba (Sindep).

Durante os debates, foram abordados temas relacionados ao “Impacto da Tecnologia na UTI”, ao “Cuidado Concentrado na Família”, à “Liderança em Enfermagem e Saúde Global” e à “Segurança do Paciente e o Grau de Responsabilidade do Profissional de Enfermagem na Prevenção dos Eventos Adversos” que acontecem diariamente em todos os serviços de saúde do mundo, este último apresentado por Vívian Lopes, da Agevisa/PB.

Paraíba em destaque – A convite da direção do Hospital Memorial São Francisco, a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da Agevisa/PB (NSP-Visa), Vívian de Oliveira Lopes, participou da programação da Semana de Enfermagem do serviço de saúde com o tema relacionado ao “Objetivo Específico 2 do Plano Integrado para Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde da Anvisa”, que tem como objetivo “Promover a Vigilância, Notificação e Investigação dos Incidentes/Eventos Adversos Ocorridos nos Serviços de Saúde”.

Vívian Lopes também apresentou os resultados de destaque, em nível nacional, que a Paraíba vem alcançando na temática “Segurança do Paciente”. Ela ressaltou que, com o apoio e a participação efetiva da Agevisa/PB, a Paraíba figura hoje entre os destaques do Ranking da Anvisa relacionado aos Estados do Brasil com maior participação de hospitais com leitos de UTI nas avaliações direcionadas à promoção da Segurança do Paciente e à melhoria da qualidade nos serviços de saúde, nos termos da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 36/2013/Anvisa, que dispõe sobre as ações para a segurança do paciente em serviços de saúde do País.