Prédio do Incra/PB é sanitizado como medida de combate ao Covid-19

Spread the love

As dependências da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba passaram por higienização e sanitização na manhã desta quarta-feira (2) como medida adicional de combate e prevenção ao coronavírus. A operação foi realizada em atendimento ao pedido da gestão do Incra/PB pela Capitania dos Portos da Paraíba, unidade da Marinha, em conjunto com o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado e o 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército.
Trinta homens da Marinha e do Exército, responsável pela segurança do perímetro, percorreram todas as salas e as áreas de circulação do prédio, como corredores, recepção e estacionamento, desinfectando a parte externa e estrutural do prédio, bem como as superfícies, os equipamentos e o mobiliário, a exemplo de mesas e cadeiras.
O objetivo da operação é prevenir e eliminar possíveis focos de contaminação por Covid-19, e assim garantir a segurança sanitária de servidores e terceirizados.
Os agentes químicos utilizados na ação do prédio foram álcool e hipoclorito (água sanitária) diluída, aplicados por meio de aspersores.
De acordo com o comandante da ação, o capitão de corveta Figueiredo, da Marinha, uma ambulância com equipe médica também foi destacada para acompanhar a sanitização, a fim de atender a alguma eventual intoxicação dos militares que manipularam o agente químico.
Ações semelhantes vêm sendo realizadas há algumas semanas pelo comando conjunto das Forças Armadas da Paraíba e do Rio Grande do Norte, sob demanda, em outros órgãos públicos federais e estaduais da Paraíba, como o Tribunal de Justiça do Estado, aeroportos e rodoviárias.

Atendimento ao público continua suspenso
Parte dos servidores do Incra/PB está trabalhando de forma remota, mas, os que estão trabalhando de forma presencial só devem retornar às dependências da autarquia na próxima semana, a partir da terça-feira (8), após uma limpeza geral que será realizada nestas quinta e sexta-feira pela empresa responsável pela manutenção predial da Superintendência e o feriado de 7 de setembro.
Embora vários servidores do Incra/PB estejam trabalhando presencialmente, o atendimento ao público assistido pela autarquia continua suspenso e tem sido realizado principalmente através de emails.  
Quem trabalha presencialmente utiliza, obrigatoriamente, máscaras de proteção facial durante todo o tempo de permanência nas dependências da Superintendência, conforme determina o Decreto Nº 40.217 do Governo da Paraíba, publicado no Diário Oficial da Paraíba em 02 de maio de 2020, que dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública direta e indireta, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pela Covid- 19, sob pena de serem adotadas medidas punitivas cabíveis e determinadas pela legislação. 

Instalação de pia no estacionamento Outra medida adotada pela Divisão Operacional do Incra/PB e pela comissão de servidores que está discutindo as ações da regional durante a pandemia do Covid-19 foi a instalação de um espaço com pia e dispensers de sabão líquido e de papel toalha para que servidores, terceirizados e o público atendido pela autarquia se higienizem antes de entrarem no prédio principal da Superintendência a partir do estacionamento.