Ricardo convoca população para ato em favor da Transposição em Monteiro

O ex-governador Ricardo Coutinho utilizou as redes sociais na tarde desta terça-feira (13) para conclamar a população paraibana a participar do ato em favor da transposição do Rio  São Francisco marcado para acontecer no dia 1º de setembro , no município de Monteiro, no Cariri Paraibano.

Na postagem, o ex-governador disse que não vai aceitar que destruam a transposição do São Francisco. “Novamente, Monteiro  será a Capital da luta do povo Brasileiro” comentou o ex-governador.

Segundo o diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro, o envio da água da Transposição do Rio São Francisco para a Paraíba está comprometido desde o dia 22 de fevereiro deste ano quando teve início a recuperação da barragem de Custódia, em Cacimba Nova (PE), limitando o funcionamento de estações de bombeamento. Atualmente, de acordo com o gestor, a água não chega à Paraíba. Com isso, a Aesa faz ligações emergenciais para garantir o abastecimento de cidades do Cariri do estado.

“O Ministério do Desenvolvimento Regional já começou a religar estações de bombeamento em Pernambuco. Já estão funcionando, em fase de testes, a EBV-1 e EBV-2. A previsão é de que até 4 de setembro sejam religadas todas, até a EBV-6, fazendo com que a água do São Francisco volte a chegar à Paraíba. Enquanto isso, o abastecimento das cidade do Cariri está ocorrendo a partir do reservatório de Camalaú”, contou o diretor presidente da Aesa.

 “Estão sendo instaladas bombas flutuantes do açude de Cordeiro que devem garantir o abastecimento de água das cidades do Cariri enquanto o bombeamento da Transposição não é religado totalmente”, informou Porfírio.


Redação