Gestoras da SMS integram delegação paraibana na 16ª Conferência Nacional de Saúde

Spread the love

A Diretora do Distrito Sanitário II e a Gerente de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa estão em Brasília na 16ª Conferência Nacional de Saúde. Elas foram eleitas delegadas nas Conferências Municipal e Estadual de Saúde e integram a delegação da Paraíba junto a outros 74 delegados gestores, trabalhadores e usuários, também eleitos por votação.

“A Conferência de Saúde, seja ela municipal, estadual ou nacional, é uma das principais ferramentas de controle social que temos dentro do SUS e é por isso que é de extrema importância a representação e participação da gestão do município de João Pessoa no maior evento de participação social do nosso país, visto que lá todo o país estará representado por gestores, trabalhadores e usuários discutindo diretrizes para o fortalecimento do SUS e ainda auxiliando na elaboração de diretrizes e políticas públicas de saúde, garantindo uma saúde universal e de qualidade para os usuários do serviço público de saúde”, destaca o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde tem como tema ‘Democracia e Saúde’ e trabalhará três eixos temáticos: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A delegação da Paraíba está levando para discussão em Brasília 20 propostas advindas da Conferência Estadual da Saúde, sendo sete propostas do eixo I: Direito à Saúde, sete do eixo III: Financiamento do SUS e seis do eixo II: Consolidações dos Princípios do SUS.

“Esperamos aprovar as propostas do nosso estado e demais propostas advindas dos outros estados que possam contribuir com a gestão da saúde pública nos diversos níveis de gestão e atenção, em especial no município de João Pessoa, e que possamos fortalecer ainda mais esse espaço de controle social no âmbito do SUS para que juntos a trabalhadores e usuários possamos consolidar a assistência à saúde dos usuários de forma integral, conforme preconiza o SUS”, comenta uma das delegadas eleitas e Diretora do Distrito Sanitário II da SMS, Joyce Virgolino.

A Conferência Nacional de Saúde – Democracia e Saúde – teve início neste domingo (4) e segue até a próxima quarta-feira, 7 de agosto.


Secom\JP