Pesquisa da ANABB revela que 53% dos deputados federais do NE estão pessimistas em relação ao Governo Bolsonaro

Spread the love

Pesquisa realizada em junho pela  Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) revela que a maioria dos deputados federais do Nordeste está pessimista em relação ao Governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). 

De acordo com a pesquisa, o sentimento de pessimismo prevalece em 53% dos parlamentares, contra o otimismo de 37% e a neutralidade de 11%. Os nove Estados do Nordeste possuem, juntos, 151 deputados federais.

A pesquisa da ANABB foi realizada entre os dias 3 a 27 de junho com 297 parlamentares de todo o País, com a finalidade de colher subsídios para a campanha #nãomexenomeuBB, que visa defender os funcionários e o banco público.

Os parlamentares do centrão estão mais otimistas que os governistas. Para 39% deles, o Brasil vai melhorar. Outros 13% disseram estar um pouco pessimistas e 30%, um pouco otimistas. 

Chama atenção o fato de 22% dos governistas estarem muito pessimistas em relação ao futuro do país, nas mãos de Bolsonaro, enquanto outros 22% se sentem um pouco otimistas. A maioria (44%) dos entrevistados governistas, no entanto, está muito otimista. Os neutros somam 11%.

Pessimismo em alta

Na oposição, 52% dos parlamentares estão muito pessimistas, enquanto que 29% mostram-se um pouco pessimistas. Os otimistas alcançam 20% na oposição, divididos igualmente entre pouco e muito.

Já entre os que se dizem independentes, 23% afirmaram estar muito pessimistas e 18% um pouco pessimistas. No campo do otimismo relacionado aos independentes, 25% falaram “um pouco” e 26% “muito otimistas”. Os neutros somam 9%.


Assessoria