Associados interessados em participar do IV CONADEP devem requerer inscrição junto à APDP

Os associados da APDP interessados em participar do XIV Congresso Nacional de Defensores Públicos devem procurar a sede administrativa da entidade, no 4º andar do prédio da Asplan, no centro de João Pessoa, para requerer sua inscrição.

O IV CONADEP será realizado entre os dias 12 e 15 de novembro de 2019, na cidade do Rio de Janeiro. O evento é uma realização da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ), com apoio da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (CONDEGE) e Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP).

Já se vão quase 19 anos desde o primeiro primeiro encontro, em Fortaleza, onde foi realizado o primeiro Congresso Nacional (à época, Congresso Brasileiro). Nesse período, a Defensoria Pública cresceu e foi implementada em todos os estados do país (embora ainda não em todas as comarcas), se consolidando como a instituição de Estado responsável pela promoção, efetivação e defesa dos direitos das pessoas em situações de vulnerabilidades.

Esta história precisa ser contada para as novas gerações que, por sua vez, precisam se fortalecer para os futuros desafios de nossa instituição. Eis os objetivos deste Congresso: uma viagem ao passado, uma análise do presente e os diversos desafios do futuro.

Programação

Na esteira destes processos de memória e projeções futuras, ponto culminante de congressos anteriores, estarão os Concursos de Teses e Práticas. É o momento essencial em que a Defensoria é mais Defensoria, pois é quando debatemos sobre nós mesmos, nos conhecemos, reconhecemos e descobrimos que ser Defensora ou Defensor é muito mais do que passar num concurso: é um modus vivendi!

A íntegra da programação pode ser conferida através deste link:  https://www.congressoanadep.org.br/programacao/index.php#topo