Prefeitura presta apoio às famílias no retorno para suas casas e fecha três alojamentos

Várias famílias que estavam em abrigos fornecidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Educação (Sedec), começaram a retornar para suas casas nesta quarta-feira (19). Elas estão sendo acompanhadas pelos assistentes sociais da Sedes, contando ainda com apoio de caminhões, carros e toda a estrutura para retornarem aos seus lares.

A maior parte das famílias reside no Bairro São José e ficou abrigada na Escola Municipal Seráfico da Nóbrega. Também foram desativados os abrigos na Escola Municipal Leonel Brizola e na Associação do Bairro São José, com todas as famílias retornando ao seu local de origem.

A família de Larissa Barros, moradora do São José e grávida de seis meses, passou por momentos difíceis durante as chuvas. Ela mora com mais oito pessoas e logo percebeu que deveria abandonar provisoriamente sua casa. “Foi terrível, momento da pessoa se desesperar porque a água tava subindo muito rápido. Resolvemos sair e trouxemos minha avó. Ela precisou do Samu e atenderam ela rápido”, disse.

Ela também frisou o apoio que recebeu nos últimos dias com colchões, cobertores e alimentação. “Tivemos todo o apoio, até agora na saída estamos tendo apoio total, arrumaram carro pra levar minha avó, tudo tranquilo, tivemos comida direitinho, não faltou nada”, completou.

Todas as famílias que estão retornando aos seus lares estão recebendo um kit com cesta básica, material de higiene pessoal, colchões e cobertores. Aquelas que tiveram perda total das casas estão sendo cadastradas pela Sedes para terem acesso ao auxílio-moradia. “As águas baixaram e a chuva deu uma trégua, o que possibilitou que muitas famílias iniciassem o retorno para suas casas hoje. Continuaremos o acompanhamento de todas elas para que também tenham acesso aos programas sociais da Prefeitura de João Pessoa”, destacou Diego Tavares, secretário de Desenvolvimento Social, pasta que encabeçou o acolhimento das famílias desabrigadas e desalojadas.

As equipes da Sedes continuam prestando apoio e atendimento às famílias que estão no Ginásio da Praça do Gervásio Maia, no Colinas do Sul, no CRC do Jardim Veneza e nas comunidades Padre Hildo Bandeira, São Rafael e Tito Silva.


Secom\JP