Prefeito recebe alunos do município que vão participar do Campeonato Mundial de Robótica, na Austrália

João Pessoa será o Brasil no Campeonato Mundial de Robótica, que acontece a partir da próxima semana, em Sidney, na Austrália. A equipe, que é formada por alunos das escolas municipais Duque de Caxias e Anibal Moura, foi recebida pelo prefeito Luciano Cartaxo, na manhã desta quarta-feira (26), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Durante o encontro, que também contou com a participação da secretária de Educação e Cultura (Sedec), Edilma Costa Freire, e das mães dos alunos e monitores do Projeto de Robótica, que integram a comitiva que vai viajar para Sidney, o prefeito Luciano Cartaxo destacou os investimentos da Prefeitura de João Pessoa na área – 100% das escolas contam com aulas de Robótica, com equipamentos novos – um apoio que visa preparar as futuras gerações para um mundo cada vez mais tecnológico.

O prefeito ainda ressaltou que o Campeonato Mundial de Robótica é uma grande oportunidade de vida para os alunos,  aproveitou para aconselhá-los, para que eles aproveitem para acumular experiências durante a viagem e participem da competição com muita tranquilidade – independentemente do resultado, pois eles estão abrindo novos horizontes e servindo de referência para outros alunos que participam do Projeto de Robótica na Capital.

“A competição acontece eventualmente, o diferencial é o dia a dia, o trabalho que é feito pela Secretaria de Educação, fazendo o acompanhamento, planejando das ações, que vão proporcionar o melhor conhecimento para os alunos. Esse cuidado a gente tem desde o berço, para preparar João Pessoa para o futuro. Espero que se divirtam, que carreguem essa experiência para o resto da vida”, disse o prefeito, que ainda brincou: “Se trouxerem o título a gente não vai achar ruim não”, concluiu.

A equipe de Robótica de João Pessoa é formada pelos alunos da Escola Municipal Duque de Caxias: Williams Mendes dos Santos, Luiz da Silva Barbosa e Eduardo Silva de Araújo; e da Escola Municipal Anibal Moura: Stephanny Almeida Barrosa. “Quero dizer para as mães que fiquem tranquilas, porque estamos cuidando deles direitinho, com todo carinho, tomando todas as providências para que possa dar tudo certo durante a viagem”, disse a secretária de Educação, Edilma Costa Freire, se referindo ao apoio que a Prefeitura de João Pessoa vem dando aos alunos – viagem, hospedagem, burocracia com vistos e passaportes, além da fase de preparação com aulas de Inglês, que foram custeadas pela PMJP.

Entre os alunos, além da ansiedade às vésperas da primeira viagem internacional, o sentimento é de orgulho, como destaca Stephanny Almeida Barrosa. “A Robótica mudou a minha visão sobre o mundo, ampliou os meus horizontes, hoje eu consigo resolver problemas, planejar o futuro. Estou focada e muito feliz de fazer parte desta equipe”, afirmou.

Para Maria Fabiana, mãe de Stephanny, o momento é de orgulho pelas conquistas da filha e gratidão pela oportunidade proporcionada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). “Agradeço primeiramente a Deus. Ela é uma menina muito aplicada, que se dedica aos estudos, mas, claro, precisava de uma oportunidade, e a Prefeitura está cumprindo com esse papel. Estou um pouco nervosa, porque ela nunca ficou distante da mãe, mas eu sei que é por um bom motivo”, afirmou.

O projeto criado pelos pessoenses é o ‘Homem de Ferro’, personagem da Marvel, cuja proposta é abordar a revolução industrial, na categoria Dança com Robôs. Entre a viagem e estadia na Austrália, a equipe de Robótica de João Pessoa ficará fora por 14 dias.