Lucas de Brito assume diretoria da Escola do Legislativo da CMJP

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) passou a ser conduzida, neste mês de junho, pelo vereador Lucas de Brito (PV). O parlamentar foi nomeado Diretor da Escola, que recebe o nome do Professor Celso Furtado, para o biênio que será encerrado em 2020.

Entre as propostas do Diretor, está o fortalecimento de programas que aproximam o legislativo das universidades como o ‘Aprendiz de Vereador’. O programa nasceu de uma iniciativa do mandato do parlamentar em 2015 e foi estendido aos demais Gabinetes a partir da atuação de Lucas na condição de primeiro vice-presidente da Casa, no biênio de 2017/2018.

“A Mesa nos deu esse voto de confiança e de agradecimento com a oportunidade de estar ao lado dos servidores da Casa, desenvolvendo, pelos próximos 18 meses, ações para fortalecer a Escola como um todo. Fico feliz de ver que Escola do Legislativo, que praticamente não existia em legislações anteriores, está fortalecida agora”, destacou.

O vereador salientou que pretende ampliar o programa ‘Aprendiz de Vereador’ e lembrou a importância dos estágios no legislativo pessoense. “O propósito não é apenas que os estagiários passem pela Câmara, mas que eles deixem algum fruto durante esta passagem. Eles são estimulados a produzirem proposituras concretas”, frisou.

A Escola do Legislativo tem como foco desenvolver atividades dentro de quatro programas específicos: Programa de Capacitação Profissional, Programa de Capacitação de Agentes Políticos, Programa de Aproximação do Legislativo aos Ensinos Fundamental e Médio e Programa de Parceria da Câmara Municipal de João Pessoa com o Ensino Superior. De acordo com Lucas de Brito, a intenção é modernizar estas funções e dar mais visibilidade a outros projetos como o ‘Escola na Câmara’ e a ‘Rede Intelicidades’.

Outra iniciativa, será a de ampliar a relação com as universidades para estimular o uso do aplicativo ‘Mudamos’, plataforma que permite a coleta de assinaturas para fazer valer projetos de iniciativa popular. A ferramenta está disponível no site da Câmara Municipal, pioneira entre as casas legislativas do país em adotar o programa, a partir da Lei 13.041/2015 (de iniciativa do próprio Lucas), que prevê que Projetos de Iniciativa Popular possam ser feitos de forma eletrônica.

Sobre a Escola – A Escola do Legislativo da CMJP foi criada através da Resolução n° 27, de 19 de junho de 2008, e, desde então, vem pautando sua atuação na busca da capacitação dos servidores da Casa e no desenvolvimento de projetos que visem levar conhecimento das ações do parlamento aos cidadãos. Tem como missões, o fortalecimento dos laços com a sociedade, a formação política e educação para cidadania.


Assessoria