Secretário-chefe de Gabinete discute implantação de nova unidade do Ação Social pela Música

O secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Lucélio Cartaxo, esteve com representantes da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e professores para discutir a implantação da nova unidade do Ação Social pela Música. Com a instalação do equipamento, que será no Bairro dos Novais, a gestão atinge a meta de 350 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto.

“O programa tem como objetivo transformar a vida de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. Nas unidades, que funcionam no contraturno da educação formal, eles aprendem um novo instrumento musical, como violino, violão, flauta. São jovens entre 6 e 17 anos que através da cultura e arte podem vislumbrar um futuro de mais oportunidades e qualidade de vida”, destacou o secretário-chefe de Gabinete.

Atualmente, a PMJP conta com três unidades do Ação Social pela Música, nos bairros Mangabeira, Gervásio Maia e Alto do Mateus. O projeto funciona desde 2015 e beneficia em média 200 crianças e jovens por ano, atendendo de segunda à sexta.

O diretor de Ação Cultural da Funjope, Sandoval Nóbrega, explicou como o projeto pode melhorar a qualidade de vida destes jovens. “O projeto tem objetivo de promover inclusão social de crianças e jovens. Eles aprendem a tocar um instrumento através de métodos práticos. Em quatro meses já estão tocando um instrumento. Hoje temos jovens que saíram do projeto e já estão nas orquestras sinfônicas do Município e Estado. É uma transformação de vida”, disse.