Terceiro caso de malária é confirmado na Paraíba; conheça sintomas

Spread the love

O terceiro caso de malária em 2019 foi registrado na Paraíba nesta quinta-feira (11). A paciente, uma mulher de 42 anos, está em tratamento no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, e seu estado de saúde é considerado estável.

Na última quarta-feira, a primeira paciente acometida de malária na Paraíba, uma mulher de 35 anos, recebeu alta médica. Outro paciente, um homem de 53 anos, continua estável e em tratamento aguardando a liberação.

Em contato com o Sistema Arapuan de Comunicação, a Secretaria de Saúde do Estado informou que não vai se pronunciar sobre o assunto, está dando continuidade às ações para combater a doença, além de tratar os infectados.  Sintomas – O médico explica que os sintomas da doença são febre e fraqueza, desenvolvendo-se com dor de cabeça, dor no corpo, calafrios, acompanhados por dor abdominal, dor nas costas, tontura, náuseas e vômitos. É a partir daí que o profissional deve questionar o paciente sobre se ele esteve em alguma localidade com casos confirmados ou se manteve contato com alguém infectado.
Os sintomas da malária não aparecem de imediato. Eles surgem depois de transcorrido o período de incubação, que é o tempo compreendido entre a penetração do parasita no organismo e o aparecimento dos primeiros sintomas – o que pode levar de 7 a 14 dias, em média, podendo chegar até 60 dias. O período do tratamento dura de dois a sete dias.
De acordo com o infectologista, o diagnóstico é feito por meio da suspeita clínica, que é a observação dos sinais e sintomas, mas necessita do encontro dos parasitas no sangue para confirmação. E esse encontro, segundo o médico, é feito por meio de um exame chamado ‘Gota Espessa’. 


Redação