Com boas-vindas de Bolsonaro e Bretas, Moro adere ao Twitter e ganha 25 mil seguidores em uma hora

O ministro da Justiça,  Sergio Moro , aderiu às redes sociais nesta quinta-feira e começou a postar comentários em sua conta recém-criada noTwitter. Moro conquistou mais de 25 mil seguidores em menos de uma hora, tuiutou quatro vezes e ganhou cerca de 20 mil curtidas dos usuários. Saudado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo juiz federal Marcelo Bretas , o ministro comentou a existência de perfis de apoio e de contas falsas sobre ele, explicou que o objetivo dele na internet é “divulgar projetos e propostas”, apesar do trabalho intenso, e afirmou que pretende divulgar as ações de sua pasta. 

“Nem sempre poderei estar por aqui, pois o trabalho é intenso, mas quando possível darei informações sobre as ações do Ministério.”, explicou Moro.

O ministro afirmou que vai explicar sobre o projeto de lei anticrime, já encaminhado ao Congresso. A proposta sofreu críticas e na Câmara só deve ser analisada após esforço do governo para votar a reforma da previdência.

“Resolvi aderir ao twitter pois é um instrumento poderoso de comunicação. A ideia é divulgar os projetos e as propostas do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, escreveu o ministro que iniciou seus comentários avisando: “… há muitas páginas de apoio e até alguns perfis falsos, mas este Twitter é meu mesmo, Sergio Moro”.

Figura frequente no Twitter, Bolsonaro foi um dos primeiros integrantes do governo a saudar Moro, que passou a ser seguido também pelos ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Ricardo Vélez (Educação). O presidente enviou uma mensagem endereçada ao responsável pela pasta da Justiça.

Responsável pelo desdobramento da Operação Lava-Jato no Rio, o juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, mantém uma conta ativa no Twitter desde outubro de 2017. Na época, Moro ainda atuava nos processos da operação em Curitiba. Bretas, que tem 158 mil seguidores, aproveitou a chegada do ministro à rede social para saudá-lo.

“Bem vindo, Sr. Ministro”, escreveu o magistrado em resposta a um dos tuítes de Moro.

Pacote anticrime

O pacote, com três projetos, foi apresentado por Moro, na Câmara, em fevereiro. Após atritos com o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que chegou a criticar o projeto , houve um acordo na semana passada para destravar o trâmite da proposta. Maia criou um grupo de trabalho para analisar a unificação dos projetos de Moro e de Alexandre de  Moraes.

Ao mesmo tempo, as propostas começaram a tramitar no Senado com objetivo de agilizar a análise das medidas.A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), escolheu os relatores dos três projetos e pretende pautá-las para votação assim que os pareceres forem apresentados pelos colegas. 

O Globo